Gráficos integrados em processadores é uma frente que a Intel ainda não superou contra a AMD, mas segundo uma postagem no LinkedIn feita por um funcionário da empresa, parece que ela tem a intenção de desenvolver e implementar novas gerações de gráficos integrados Xe baseados na arquitetura Arc dedicada nos próximos anos.
Na postagem do LinkedIn, você pode ler uma menção ao Panther Lake, que supostamente será a geração de processadores que sucederá o Lunar Lake. Além disso, é detalhado que Meteor Lake e Arrow Lake usarão gráficos integrados baseados em Alchemist Xe, Lunar Lake usaria Xe2 baseado em Battlemage e o presumido Panther Lake usaria Xe3 baseado em Celestial. Continuando com as tecnologias de processamento gráfico, o Xe4 permaneceu no pipeline, que se tornaria o Druid.
Quanto aos gráficos integrados de Meteor Lake e Arrow Lake, na referida primeira geração de processadores espera-se ter 100 unidades de execução ( EU), enquanto em Arrow Lake teria 167 UE. Em ambas as gerações, espera-se que os gráficos integrados façam parte do arco tGPU ou GPU lado a lado, o que deve fornecer uma melhoria notável em termos de desempenho em comparação com as gerações anteriores de processadores Intel.
Essas informações vazadas, que seria melhor levar com cautela porque não são oficiais, estão de acordo com outras que foram publicadas anteriormente. No entanto, é interessante ver a distinção entre High Performance Graphics (HPG) e Low Power Graphics (LPG). A primeira aponta quase certamente para os modelos gráficos dedicados e a segunda para os integrados dos processadores.
Até agora não há nada que realmente surpreenda a Intel, especialmente considerando que a AMD introduziu o RDNA 3 em alguns modelos de APU. Apesar do gosto ruim que o lançamento dos gráficos dedicados ao Arc Alchemist deixou, a empresa tem que continuar desbastando se não quiser perder peso como tecnologia diante do progresso do ARM e dos gráficos dedicados que cada vez mais desempenham mais funções.
A entrada A possível evolução dos gráficos integrados Xe da Intel é filtrada foi publicada pela primeira vez em CLICR.