Cerro Grande do Sul – A cavalgada que conduzia a centelha da Chama Crioula até o CTG Sentinela da Fortaleza chegou à sede tradicionalista, em Raia do Ipê, por volta das 16h30min da tarde desta quinta-feira, 12 de setembro.
Um grupo de cavalarianos saiu pela manhã do galpão e foi até a divisa do município com Camaquã, na localidade Barro Preto, onde na propriedade do morador Silvio Farias almoçaram e acenderam a pira com a centelha trazida de Tenente Portela, por tradicionalistas da 16ª RT.
Antes de chegar ao CTG o grupo ainda passou pela Prefeitura Municipal onde foi recepcionado pelo prefeito Sergio Silveira da Costa que cumprimentou a todos, louvou a atitude dos cavalarianos e desejou sucesso para programação festiva.
A coordenadora municipal da Cultura, Maria do Carmo Trescastro, também fez uso da palavra destacando a importância do cultivo das tradições e do folclore do estado do Rio Grande do Sul e evidenciou o tema anual dos festejos: “Mulher Gaúcha”.
Já na sede, em Raia do Ipê, o patrão do CTG Sentinela da Fortaleza, Bruno Stertz comandou a solenidade de execução dos hinos Nacional e Riograndense, sendo que o hino gaúcho foi interpretado pelo jovem Rodrigo Duarte Martins, com voz e violão. Em seguida o patrão do departamento campeiro, Fernando Menezes transferiu o fogo para o candieiro do galpão e o patrão Bruno Stertz declarou aberto os festejos da Semana Farroupilhas 2019.