Na última sexta-feira (7), o Ministério da Saúde divulgou três cursos voltados à capacitação na área de saúde ocular, destinadas para profissionais da saúde. As aulas são gratuitas e de ensino à distância.
Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON)
O curso de Atenção na Identificação Precoce de Deficiências em Crianças por Meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON) tem como objetivo proporcionar ao estudante a oportunidade de reconhecer os fatores de risco da deficiência auditiva e visual para recém-nascidos. Ainda, visa orientar o aluno sobre as etapas para realização da TAN e TON, bem como o acompanhamento e monitoramento dos marcos do desenvolvimento da criança após os testes de triagem.
A capacitação é voltada para profissionais atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), em prol da reabilitação de pessoas com deficiência. Também, podem se inscrever profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados no assunto.
O curso possui 10 mil vagas disponíveis e carga horária de 30 horas. As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (5) e encerram dia 31 de outubro. O prazo para realização das atividades termina dia 30 de novembro deste ano.
Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde
A finalidade do curso é ampliar a capacidade de resolução clínico-oftalmológica na Atenção Básica à Saúde. A capacitação possui orientações para a organização do serviço e do processo de trabalho profissional. Ainda, aponta procedimentos para encaminhamento a níveis secundários e terciários de atenção oftalmológica.
O estudo é voltado para médicos vinculados ao SUS, que possuem registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Também, é permitido o acesso ao público geral, que tem interesse pelo tema abordado.
O curso possui carga horária de 60 horas e 10 mil vagas disponíveis. As matrículas iniciaram dia 28 de março e terminam dia 28 de novembro. O período para realização das aulas encerra dia 20 de dezembro de 2022.
Qualificação em Triagem Ocular
A capacitação visa qualificar médicos para a realização da triagem ocular em recém-nascidos ou teste do olhinho. Entre os objetivos específicos do curso, está conhecer as principais causas e possíveis consequências da perda visual, baixa visão e cegueira para o desenvolvimento infantil.
O curso está disponível desde 23 de abril de 2016 e segue com inscrições abertas por prazo indeterminado. Possui carga horária de 10 horas e, atualmente, dispõe de 4580 alunos matriculados. As inscrições são abertas ao público.