A primeira noite de quinta-feira do ano que se inicia teve um sabor todo especial para os Tapenses e visitantes que apreciam a música gaúcha e o nosso tradicionalismo, foi a abertura da edição de número vinte do Acampamento da Arte Gaúcha. O evento é um dos importantes festivais que oportuniza a consagração de novos talentos de nossa música nativista além de oportunizar shows com nomes já consagrados de nossa música.
A última edição do Acampamento da Arte Gaúcha havia acontecido em fevereiro de 2014 e de lá para cá o festival ficou adormecido, apenas nas lembranças de que pode viver e apreciar a décima nova edição, foram vários os motivos que fizeram com que o festival não acontecesse, com dificuldades financeiras, falta de patrocínios, pandemias da Covid-19, etc.
Na cerimônia de abertura da 20ª edição, o Prefeito municipal de Tapes Dr. Luiz Carlos Coutinho Garcez em seu pronunciamento falou de sua satisfação de poder, juntamente com toda a equipe envolvida, estar realizando mais uma edição do Festival e levou os presentes ao ano de 1975, quando então foi convidado pelo prefeito da época a fazer parte do Conselho Municipal de Turismo, ano em que foi idealizado a primeira edição do Acampamento da Arte Gaúcha e que o mesmo tornou-se um marco muito importante na história de Tapes. Garcez que exerce hoje seu terceiro mandato como Prefeito de Tapes falou da importância e valorização que seus governos deram ao evento e que neste último, mesmo saindo de uma pandemia e outras dificuldades, sente-se orgulhoso de poder estar realizado a abertura de mais uma edição do evento.
A cerimônia de abertura do evento também teve mais um motivo especial quando fez uma homenagem especial ao artista tapense Paulo Martins de Araújo, “o trovador das três fronteiras” como era conhecido, cantor, repentista, pajador, compositor e produtor. Paulo Martins levou a música do Rio Grande do Sul para todo o Brasil, além do Uruguai e Argentina, muito mais poderia se falar o artista que nos deixou no dia 11 de janeiro de 2023 em decorrências de complicações da Covid-19. A homenagem estendeu-se aos familiares e foi o filho do homenageado e também cantor Sam Martin que fez o uso da palavra agradecendo a homenagem e em seguida juntamente com o Prefeito Garcez fazendo o descerramento da placa em homenagem ao pai.
Após a cerimônia de abertura a noite ficou por conta das apresentações dos artistas, confira fotos e vídeos em nossa homepage https://www.facebook.com/PortalClicR e canal do Youtube @portalclicr.