A Chama Crioula chegou a Cerro Grande do Sul nesta quinta-feira (09), trazida ao município pelo patrão do CTG Sentinela da Fortaleza, Bruno Sterz e pela coordenadora municipal de Cultura, Maria do Carmo Tescastro (Mima) que participaram da cerimônia de geração e distribuição do Fogo Simbólico, no Parque Histórico General Bento Gonçalves, em Cristal.
Nesta sexta-feira (10) um Acampamento Farroupilha foi montado em frente à sede da secretaria municipal de Educação e Cultura (SMEC) onde a chama deve permanecer durante o dia. O local será aberto à visitação, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19.
“Nos sentiremos honrados com as visitas. Podem vir as famílias, crianças e se tiver algum artista, gaiteiro, violeiro ou alguém que desenvolva alguma arte da cultura gaúcha podem chegar que serão todos bem recebidos”, convidou Mima.
Carroça solidária
Quem for ao acampamento também vai poder contribuir com a Carroça Solidária. Trata-se de uma ação social desenvolvida pela SMEC que visa arrecadar alimentos não perecíveis que serão distribuídos posteriormente às famílias de baixa renda do município, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Como em colheitas nas lavouras de antigamente, dois balaios ficarão dispostos no acampamento para que as doações sejam recolhidas e posteriormente colocadas na carroça.
No sábado (11) a Chama Crioula segue para o GPM da Brigada Militar, onde continuam as arrecadações e no domingo (12) pela manhã o grupo de cavalarianos organizados pelo CTG Sentinela da Fortaleza vai pegar e conduzir o fogo em desfile até a sede do galpão em Raia do Ipê para fazer a abertura oficial da Semana Farroupilha na entidade.
Durante o desfile, que fará um roteiro por comunidades do interior, as pessoas terão mais uma oportunidade de contribuir quando a Carroça Solidária com as doações seguirá junto com os cavalarianos. A previsão de chegada da cavalgada ao CTG é meio dia.