Uma reunião na prefeitura de Camaquã, na última sexta-feira (13), selou um acordo entre prefeitos da região sul e o Governo do Estado para a colocação em funcionamento de uma Unidade SAMU de Suporte Avançado (UTI Móvel) que atenderá municípios da Costa Doce. Prefeitos e secretários pactuaram a garantia do custeio para implantação e manutenção do serviço de atendimento à população de sete municípios, dando cobertura ao transporte de pacientes em situação crítica para instituições de maior complexidade.
Anfitrião do encontro, o prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, fez um pedido à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann: “Gostaríamos que essa Unidade de Suporte Avançada ficasse aqui, na região, em especial em Camaquã, que é a referência hospitalar”. Arita confirmou ser esse o objetivo número 1 do encontro. “Em respeito à região, estou aqui para que isso se concretize”, afirmou.
Estudo realizado pela prefeitura de Camaquã estima que serão necessários R$ 115 mil mensais para despesas com profissionais (motorista e serviços médicos e de enfermagem), combustível e manutenção. Os municípios devem arcar com cerca de dois terços deste valor, ficando o restante a cargo do governo federal. Foi pedido para que o Estado passe a auxiliar neste custeio a partir de 2020. A secretária garantiu um estudo para tentar atender a este pedido no próximo ano, quando há perspectivas de melhoria na arrecadação do Estado.
A proposta foi bem recebida pelos representantes dos municípios. “Não podemos ficar de fora desta parceria”, disse o prefeito de Arambaré, Alaor Ribeiro. “Estamos lidando com vidas.” Além de Camaquã e Arambaré, integram o acordo os municípios de Chuvisca, Sentinela do Sul, Tapes, Cerro Grande do Sul e Sertão Santana. O veículo – equipado com aparelhos de alta tecnologia para o atendimento de casos mais graves – está previsto para ser entregue pelo Governo do Estado no próximo dia 14 de outubro, com assinatura do acordo.