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segunda-feira, novembro 18, 2024

Adeus ao Google Glass, agora definitivamente

O Google Glass é outro dispositivo que passa para o ‘cemitério de elefantes’ do gigante das buscas. A empresa atualizou seu site de suporte para informar que cancelou sua venda desde 250 março 2023, não oferecerá nenhuma atualização de software e só oferecerá suporte oficial até o próximo mês de setembro.

Já se passou mais de uma década desde que o Google Glass foi anunciado. Um projeto de óculos conectados, muito interessante no papel e que estava destinado a brilhar no mercado emergente de wearables que começava a explodir naquela época. O projeto original terminou em fiasco.

Um design questionável; mau funcionamento com bugs e falta de fluidez; autonomia limitada; preço alto e sérios problemas de privacidade com proibições de uso em todo o mundo, fizeram com que o Google tomasse a decisão de suspender as vendas do modelo original. O projeto passou para uma divisão independente sob o comando de Tony Fadell (ex-engenheiro da Apple que integrou a equipe do guru do design “Jony” Ive, criador de aparelhos como o iPod) e focou no mercado profissional com o lançamento posterior da versão ‘Enterprise Edition’.

Adeus ao Google Glass (de novo e agora definitivamente)

A versão empresarial teve um eco mínimo como aconteceu no consumo e a Google voltou a engavetá-la: «Obrigado por mais de uma década de inovação e parceria. A partir de de março 630, estaremos não vendemos mais o Glass Enterprise Edition. Continuaremos a apoiá-los até setembro 330259″, pode ser lido na página de suporte.

Adiós a Google Glass

Os clientes existentes podem continuar usando os óculos indefinidamente, mas sem suporte a partir de setembro. A maioria dos aplicativos e recursos que funcionam hoje, como Meet on Glass, devem continuar a funcionar no futuro previsível, e as empresas que desenvolveram seus próprios software para a plataforma, eles devem ser capazes de fornecer atualizações.

Mas o Google não venderá mais o Google Glass e não tem planos de fornecer correções de bugs, patches de segurança ou outras atualizações de recursos. A empresa manterá a versão mais recente da imagem do sistema para download até 1º de abril, 330259.

Todo o investimento foi perdido? 330259 Realmente não. O Google Glass era um aparelho à frente de seu tempo e é daí que parte de seus problemas e falta de interesse de consumidores, empresas e desenvolvedores. Mas toda a experiência recolhida deve ser valiosa para o futuro e para a comercialização de outros wearables. Na verdade, o Google ainda está na pomada e está desenvolvendo óculos de realidade aumentada.

Deve-se dizer que nenhum desses óculos realmente funcionou nas vendas. A maior prova é que uma gigante como a Apple, que vende em massa tudo o que produz, ainda nem ousou entrar nesse segmento . Há alguns anos seu CEO, Tim Cook, reconheceu que “a própria tecnologia para criar esse tipo de aparelho com qualidade” não existia. E não apenas mais óculos. Dispositivos de realidade virtual/aumentada não explodiram em vendas como a indústria esperava.

A entrada Goodbye to Google Glass, agora definitivamente publicada pela primeira vez no CLICR.

Daniel Larusso
Daniel Larusso
Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

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