O agente canino Koda está se aposentando após 9 anos de serviços prestados à Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O cachorro, pertencente à raça australian cattle dog, atuou no faro de componentes de artefatos explosivos no Núcleo de Operações com Cães (N.O.C) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).
Koda participou de missões no RS e operações policiais fora do estado gaúcho, como na Força Nacional durante a Copa das Confederações e Visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro.
Agora, aos 11 anos, o cão será adotado pelo seu tutor e adestrador, o policial André Vizeu. Em nota, a Polícia Civil deixou uma mensagem de agradecimento pelos serviços prestados: “A ti, Koda, o nosso muito obrigado!”.
Australian cattle dog
Os cachorros desta raça — também conhecidos como Blue Heeler, Red Heeler e Boiadeiro Australiano — são considerados animais de trabalho, embora hoje também sejam criados como cães de estimação. Desde a sua origem, no início do século 19, estes animais auxiliam no pastoreio de gado.
O companheirismo, a inteligência e a lealdade são alguns dos atributos desses cachorros. Eles também são considerados fortes e saudáveis. Contudo, para se manterem assim, é necessário que uma rotina de atividades físicas e cuidados básicos seja mantida.
Os australian cattle dogs tem expectativa de vida de 14 anos. Em média, possuem 51 centímetros de altura e 20 kg.
A coloração da sua pelagem é a responsável pelos nomes Blue Heeler e Red Heeler. Já o nome Boiadeiro Australiano — o mais comum no Brasil — é devido às suas características de trabalho.