Na tarde da sexta-feira, 3 de junho, foi concluído o Curso de Operador de Drone do qual participaram os agentes da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) e da Delegacia de Polícia de Camaquã. O treinamento foi ministrado pelo Senar-RS com apoio da FARSUL e teve uma carga horária de 14 horas.
As aulas foram divididas e teoria e prática. A parte teórica ocorreu de 9 a 13 de maio totalizando 10 horas de capacitação, em que os agentes tomaram conhecimento das normas técnicas, da legislação em vigor, das ferramentas para montar um plano de voo, dos recursos disponíveis nos equipamentos e na aplicabilidade em relação a atividade policial.
O Sindicato Rural de Camaquã disponibilizou suas dependências e o espaço físico do Parque para a realização da parte prática com carga horária de 4 horas, que ocorreu durante a semana passada, onde os agentes colocaram em prática os ensinamentos.
Todo o curso foi ministrado pelo Instrutor Vanderlei Pinheiro, credenciado do Senar-RS e que possui larga experiência com o equipamento. O profissional não mediu esforços para esclarecer as dúvidas e orientar sobre as técnicas de pilotagem das aeronaves.
Participaram do curso seis agentes da Decrab Camaquã e três agentes da DP Camaquã. A corporação destacou a importância do conhecimento adquirido para aplicação de mais este recurso nas investigações policiais.