Variação de temperatura será com mínimas de 2ºC nos pontos mais frios e calor de 29ºC em outras áreas
O primeiro dia de agosto foi marcado pela presença do sol em todo o Rio Grande do Sul, com amplos períodos de céu claro e nuvens altas em algumas regiões.
Nesta quarta-feira faz frio cedo, especialmente em baixadas de regiões serranas, onde pode gear. Há chance de neblina e nevoeiro em alguns pontos do estado. A tarde será quente para esta época do ano, com calor principalmente no Oeste e no Noroeste.
Mínimas e Máximas para hoje (02/08/23)
Cerro Grande do Sul: Min 8º Max 23º
Camaquã: Min 15º Max 29º
Barão do Triunfo: Min 9º Max 25º
Sertão Santana: Min 11º Max 26º
Mariana Pimentel: Min 11º Max 26º
Tapes: Min 12º Max 27º
Chuvisca: Min 10º Max 25º
Sentinela do Sul: Min 7º Max 21º
Agosto é o terceiro e último do trimestre do inverno climático, a despeito da estação fria terminar pelo critério astronômico apenas na segunda metade de setembro. O mês, assim, é o que costuma ter temperatura média mais alta, sendo menos frio nas normais históricas que junho e julho.
A tendência é de mês sem frio persistente. Não repetirá o absurdo agosto de 2012, com altíssima frequência de dias de calor, mas terá jornadas de temperatura alta. A primeira quinzena deve ser mais quente, sobretudo nesta primeira semana do mês. Esfria semana que vem e a segunda metade do mês deverá ter mais dias amenos.