13.9 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, maio 3, 2024

Alerta de chuva abaixo da média preocupa produtores rurais do RS

A deficiência hídrica que atinge o Rio Grande do Sul há semana já causou prejuízos em algumas regiões, principalmente nas culturas de milho e soja, e a tendência de mais dias sem chuvas expressivas preocupa ainda mais os produtores.

Conforme aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) há previsão de pouca chuva na maior parte do Rio Grande do Sul.

Neste sábado (4), a presença de uma massa de ar seco manterá o tempo firme, com sol e nebulosidade variável e temperaturas elevadas durante o dia, com valores acima de 30°C em diversas regiões. No domingo (5), o ingresso de ar quente favorecerá a elevação da temperatura; a combinação de umidade e calor provocará pancadas de chuva e trovoadas isoladas na maioria das regiões, especialmente nas faixas Norte e Nordeste.

Entre segunda (6) e quarta-feira (8), o calor aumentará e as temperaturas deverão superar 35°C em grande parte do Estado, com possibilidade de pancadas de chuva, típicas de verão, principalmente nos setores Leste e Nordeste.

No mesmo sentido as previsões divulgadas pela MetSul Meteorologia revelam que vai chover muito pouco na maior parte do Rio Grande do Sul nesta primeira quinzena do mês de dezembro. Em muitos municípios gaúchos, a chuva total até 15 de dezembro não deverá superar 10 mm ou 20 mm com possibilidade de vários pontos ficarem com índices inferiores a 5 mm. Sob este cenário, é possível se antecipar uma rápida e grave deterioração das condições para o produtor com impacto mais severo na cultura de milho.

A MetSul explica que o fenômeno La Niña atua no Oceano Pacífico Equatorial e contribui para a diminuição da chuva e as precipitações ainda mais irregulares do que já costumam ser nesta época do ano. Todos os indicativos são de que o quadro de precipitações predominantemente abaixo do normal siga nas próximas semanas.

De acordo com a Seapdr nos próximos quatro dias os volumes esperados deverão ser inferiores a 10 mm na maioria das localidades do Rio Grande do Sul. Nas faixas Leste e Norte, os totais deverão oscilar entre 15 e 20 mm, podendo alcançar 35 mm em municípios da Serra do Nordeste e Campos de Cima da Serra.

Com informações de Seapdr e MetSul Meteorologia

 

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS