O município de Chuvisca foi destaque, ao receber em 2023 o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, no dia 30 de novembro a responsável pelo projeto e que atua no setor de ICMS de Chuvisca Lisiane Protzen, esteve recebendo o troféu por ter ficado em 2º lugar. A cerimônia ocorreu no Auditório da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), Asa Sul, Brasília/DF.
Conheça o projeto:
Projeto: Cidadania financeira transforma em sociedade consciente = participativa
O Grupo de Educação Fiscal de Chuvisca, em atividade desde 2015, concentra seus esforços nas escolas, destacando a importância da emissão de notas fiscais para o município e seu papel na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. Chuvisca, um município predominantemente rural, com uma população de classe média a baixa, enfrenta o desafio de educar as famílias, muitas das quais não possuem conhecimentos básicos sobre finanças. Trabalhando em parceria com o Sicredi de Chuvisca, o grupo visa ajudar os alunos a compreenderem a origem e a gestão de seu dinheiro, bem como a importância do uso adequado dos recursos públicos, enquanto também promove a conscientização cidadã em toda a comunidade por meio de diversos eventos.
A parceria com o Sicredi foi feita para que os alunos tivessem a compreensão de onde vem o seu dinheiro e como melhor aplicar, enquanto que a educação fiscal trouxe o entendimento de onde vem o dinheiro público e como ele é aplicado.
Projeto ficou em segundo lugar a nível nacional, trazendo na bagagem além de experiência, troféu e R$5.000,00 para o município. O trabalho do município reconhecido a nível nacional é muito gratificante.
“CHUVISCANDO PRÊMIOS”
Em breve será publicado o regulamento da premiação “CHUVISCANDO PRÊMIOS” aos munícipes que colocarem o CPF na nota nas compras dentro do município.
Lembrando da importância do cadastro no Programa NFG que traz muitos benefícios e prêmios aos consumidores gaúchos.
Diante da situação que estamos vivendo em nosso estado, é fundamental a valorização dos produtos de origem gaúcha,
E assim torna-se claro um dos principais fundamentos da Educação Fiscal: cada cidadão tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.