21.3 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, maio 1, 2024

Alunos da Fábrica de Gaiteiros de Tapes participam de Sarau Especial no Theatro São Pedro

A noite de quarta-feira, 17 de abril, reservou momentos especiais para os alunos da Fábrica de Gaiteiros do município de Tapes. Ao lado do músico Renato Borghetti, os jovens talentos de Tapes participaram de um espetáculo especial colaborativo aos 189 anos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Idealizador do projeto Fábrica de Gaiteiros, o músico Renato Borghetti, estava na companhia de 100 gaiteirinhos que mostraram todo seu talento com um repertório com composições clássicas do cancioneiro gaúcho, entre elas Missioneiro (Tio Bilia); La casa del Chamamé (Antônio Tarrago Ros); Milonga para as Missões (Gilberto Monteiro); Tio Bilia na 8 baixos (Tio Bilia), entre outras.

Em 2024, o projeto completa 11 anos de atividades no município de Tapes. A Prefeitura Municipal da cidade segue investindo no potencial dos jovens, que fazem por merecer, levando o nome de Tapes como destaque em festivais regionais, o Rio Grande do Sul em festivais nacionais, e a única unidade a representar o Brasil em festivais internacionais, sob o comando do professor Claiton Scouto.

Projeto social Fábrica de Gaiteiros – Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros é um projeto voltado à sociedade, que forma alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região Sul do Brasil como gaita de oito baixos. A confecção dos instrumentos é realizada com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis e ambientalmente sustentável.

ASCOM: Prefeitura Municipal de Tapes

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS