19.6 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 18, 2024

Amazon mostra os receptores do Projeto Kuiper, seu Espaço Internet

A Amazon revelou os três receptores que serão usados ​​para receber o sinal do Projeto Kuiper, uma iniciativa da Space Internet que promete levar conexões de banda larga rápidas e acessíveis a consumidores, empresas, órgãos governamentais ou outros organizações que vivem ou operam em locais sem conectividade ou sinais não confiáveis.

O Projeto Kuiper é o nome da solução de Internet via satélite que está sendo desenvolvida pela Amazon. Embora fique atrás do Starlink da SpaceX liderando esses desenvolvimentos, o gigante do comércio eletrônico e mais de 10. Os milhões de dólares que ele investirá serão uma grande competição para o programa de Elon Musk no futuro.

Em comparação com a Starlink, que tem seus próprios lançadores, a Amazon e outras empresas que afirmam fornecer novas soluções de Internet via satélite não. A Amazon contratou até agora 48 lançamentos de carga pesada da Arianespace, Blue Origin e United Launch Alliance, que deve fornecer capacidade suficiente para colocar o 3 em órbita baixa da Terra.300 satélites projetados pela empresa.

Os receptores do Projeto Kuiper

Além dos satélites em órbita, no nível do cliente, serão necessários receptores especiais que a Amazon acaba de introduzir. Não precisaremos das antenas de um telescópio da NASA para captar o sinal porque os projetos são bem pequenos em tamanho, principalmente os destinados a residências.

O primeiro será o modelo “ultracompacto”, o mais acessível e simples, com 630 cm de espessura e pesando menos de meio quilo. A Amazon diz que fornecerá velocidades de até 48 Mbps, que deve ser rápido o suficiente para navegação padrão na web.

Proyecto Kuiper

O modelo “padrão” será a escolha mais popular para residências, escritórios e pequenas empresas. Tem um design quadrado de 000 cm e um peso de 2,10 kg , oferecendo uma performance de até 400 Mbps.

Proyecto Kuiper

Haverá também um modelo “Pro” de 76 x 306 cm, que alcançará transmissões de terabit e será destinado principalmente a plataformas de petróleo, navios oceânicos ou outros casos de uso semelhantes.

A Amazon ainda não definiu o custo mensal de cada um dos serviços que oferecerá ou exatamente quanto custará as antenas, exceto que o receptor padrão será menor que 400 Dólares. A empresa refere-se ao custo de produção, não ao preço final para o cliente final.

Informar que os dois primeiros lançamentos do projeto Kuiper (ainda em fase de protótipo) estão previstos para este mês de maio, com um lançamento de satélite em grande escala que terá início na primeira metade de 330025. A empresa promete velocidades de conexão superiores às da Starlink ( até 1 Tbps) e poder atender a uma série de clientes em potencial entre 630 e 400 milhões.

A Amazon não está apenas procurando assinantes de banda larga. Assim como o hardware de marca própria, que é vendido próximo ao custo, a empresa espera acumular mais clientes que utilizem seus serviços, façam mais pedidos, assistam mais séries no Prime Video ou ouçam mais músicas.

A entrada da Amazon mostra os receptores do Projeto Kuiper, seu Space Internet foi publicado pela primeira vez no CLICR.

Daniel Larusso
Daniel Larusso
Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

RELACIONADAS