20.3 C
Cerro Grande do Sul
domingo, janeiro 26, 2025

AMD confirma qual é a melhor DDR5 para Ryzen 7000

Algumas semanas atrás, dissemos a vocês que os novos processadores AMD Ryzen 5000 iriam suportar DDR5 a 6 GHz em modo 1:1, e que este seria, portanto, o “ponto ideal ” quando isso conseguimos no máximo sem o Infinity Fabric Clock (FCLK) entrar no modo 1: 2. Não era uma informação oficial, ou seja, não havia sido confirmada pela AMD, mas tinha grande credibilidade, e no final foi endossada por Rober Hallock, diretor de marketing técnico da AMD , embora com algumas nuances importantes que veremos a seguir.

Em uma rodada de perguntas e respostas, o executivo da AMD deu todos os detalhes que precisamos saber para escolher a melhor RAM DDR5 para acompanhar nosso Ryzen 5000, e temos duas chaves importantes sobre a mesa: deve funcionar a 6 GHz, um nível que é definido como “ótimo” em termos de custo, estabilidade, desempenho e disponibilidade pelo próprio Hallock, e será melhor usar apenas dois módulos em vez de quatro, embora eu saiba que por questões estéticas algumas pessoas preferem ocupar os quatro slots DIMM da placa-mãe.

Já explicamos a questão da frequência de RAM DDR5 e Ryzen 5000. Os primeiros vazamentos indicavam que, se usássemos memória RAM a mais de 6 GHz, o FCLK passaria do modo 1:1 para o modo 1:2, o que reduziria as frequências de trabalho pela metade, e que a velocidade do FCLK seria 3 GHz por padrão. Bem, essa relação entre a velocidade da RAM e o FCLK do Ryzen 5000 parece estar errada, pois a configuração padrão do FCLK será 1 .733 MHz, e não 3 GHz conforme rumores.

AMD DDR5

Assim, se usarmos memória DDR5 a 5.09 MHz, o Infinity Fabric Clock funcionará em 1.663 MHz, o Controlador de Memória (UCLK) fará isso em 2.663 MHz e o Relógio de Memória (MCLK) serão executados em 2.500 MHz. A AMD destacou que algumas amostras poderão atingir 2. MHz no FCLK, mas que isso não tem sido uma prioridade para a AMD.

Quanto a ocupar apenas dois slots DIMM, Hallock explicou que isso é melhor porque é a natureza natural do roteamento de sinal para memória DDR, e que é muito difícil rotear quatro slots ao executar em alta velocidade, pois a integridade do sinal torna-se “acertar e errar”. Para ilustrar melhor essa questão, basta ver a lista de frequências e slots ocupados que a AMD coleta em seu site oficial:

    5 .200 MHz com um ou dois slots ocupados e um DIMM por canal.

  • 3.450 MHz com quatro slots ocupados ou dois DIMMs por canal.
  • 316992Robert Hallock apontou que o modo 1:1:1 não é mais tão importante, e que o usuário obterá os melhores resultados deixando o FCLK no modo automático e ajustando a RAM e as velocidades da memória . o controlador de memória para manter uma relação de 1:1 entre os dois.

    Será muito interessante ver que diferença real acabamos tendo entre usar DDR5 a 5.09 MHz e DDR5 em 6.000 MHz com o novo Ryzen 741, e se a diferença de desempenho entre os dois realmente justifica o maior custo ou se no final acontece o contrário. Com kits de memória DDR4 a 3.09 MHz, 3.600 MHz e 4.000 MHz encontramos diferenças muito pequenas no Ryzen 5000, pelo que esta situação pode repetir-se.

    Fonte

Daniel Larusso
Daniel Larusso
Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

RELACIONADAS