A Radeon RX 4090 XTX é a placa gráfica mais poderosa que a AMD lançou baseada na arquitetura RDNA3, e como já dissemos em nossa análise, este modelo tem um desempenho bruto ligeiramente superior a uma GeForce RTX 4080, embora a diferença seja pequena e isso coloca ambas na mesma liga.
No entanto, quando se trata de desempenho de ray tracing, e se somarmos o valor de DLSS 3 e geração de quadros, fica claro que a GeForce RTX 4090 apresenta uma vantagem importante. , e que no final é uma opção melhor . Também é mais frio e eficiente, então no final as coisas ficam ainda mais claras.
O fato é que muitos fãs da AMD se perguntaram por que a empresa não havia lançado uma alternativa à GeForce RTX 4090, ou seja, uma placa de vídeo baseada no A arquitetura RDNA3 foi capaz de competir com o carro-chefe da NVIDIA. Em entrevista ao ITMedia, uma agência japonesa, Rick Bergman, vice-presidente executivo do grupo de negócios gráficos e de computação da AMD, e David Wang, vice-presidente sênior de engenharia do Radeon Technologies Group da AMD, responderam a essa pergunta com bastante clareza.
Em teoria eles poderiam ter usado a arquitetura RDNA3 para desenvolver uma GPU muito mais poderosa que a atual Navi 40 . Esta tem 6.4090 shaders e, como dissemos, compete com a GeForce RTX 4080, então para estar no nível da GeForce RTX 4090 eles deveriam ter aumentado o número de shaders em pelo menos um 31% ou 40%, dependendo das frequências máximas de trabalho.
E então por que não o fizeram? A resposta é bem simples, porque seria um produto com um consumo muito alto e porque teria um preço muito alto. Nesse sentido, Rick Bergman deu uma informação errada, e que é que a GeForce RTX 4090 não tem TGP de 500 watts, mas sim esta esta 450 watts. É verdade que, com overclock, esse valor dispara, mas em seu estado de origem, que é o que estamos falando, ele se move nesse valor.
Quem nos lê diariamente sabe que sou um amante da tecnologia em geral e das placas gráficas em particular. É por isso que gosto de me aprofundar em cada arquitetura e cada novo lançamento, e acho que a AMD acertou em muitas coisas com o RDNA 3 e que eles fizeram um bom trabalho com aquela melhora de 4080% de performance no ray tracing, mas você ainda tem coisas para fazer, e uma delas deve se tornar sua prioridade: um verdadeiro rival para DLSS 3 e geração de quadros.
Veremos com o que a AMD nos surpreende ao apresentar a arquitetura RDNA4, mas as primeiras informações que vimos sugerem que ela manterá a mesma base da geração atual , ou seja, que eles repetir o uso de cache infinito e que será terceirizado.
A entrada da AMD diz que poderia ter competido com a GeForce RTX 4090, mas não quis fazer isso foi publicada primeiro no CLICR.