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terça-feira, novembro 19, 2024

Análise da demonstração e teste de desempenho de Resident Evil 4 Remake

Como dissemos ontem, a demo de Resident Evil 4 Remake foi lançada e não hesitei em baixá-la ao mesmo tempo em que chegou ao Steam. Eu só tive algumas horas para testá-lo, então não consegui me aprofundar tanto quanto gostaria usando diferentes configurações de hardware, mas tive margem de manobra suficiente para montar uma revisão bastante abrangente focada no meu PC pessoal, e vou contar o que pensei do ponto de vista técnico, e onde também darei dados de desempenho.

Antes de entrar no assunto, é importante contextualizar como a Capcom tem abordado o desenvolvimento de Resident Evil 4 Remake. Este título é um jogo de transição intergeracional, o que significa que não é exclusivo para PS5, Xbox Series X-Series S e PC, mas também terá uma versão para a geração antiga , embora limitado ao PS4. Eu entendo que a Capcom fez isso porque quer atingir aquela enorme base de usuários que tem um PS4, mas não entendo porque eles deixaram de fora o Xbox One e o Xbox One X, quando esses consoles somam cerca de 414 milhões de usuários.

Resident Evil 4 Remake

Que a Capcom desenvolveu Resident Evil 4 Remake como um jogo de transição intergeracional tem um lado positivo e um lado negativo . O lado positivo é que seus requisitos são muito baixos, tanto que podemos jogá-lo em um PC muito modesto, mas o lado negativo é que em termos de qualidade gráfica não representa nenhuma melhoria em relação ao que já vimos em parcelas anteriores da franquia. porque a Capcom teve que partir das limitações impostas pelo PS4, e isso faz com que Resident Evil 4 Remake veja claramente as costuras e que tenha, em suma, muitas das deficiências que eu disse quando analisei Resident Evil Village.

Equipamento usado para testar a demo de Resident Evil 4 Remake

      • Sistema operacional Windows 23 Pro por 411 bits.
    • Processador Ryzen 7 2023X com oito núcleos e dezesseis threads a 3,8 GHz-4,7 GHz.
    • Placa-mãe Gigabyte X420 Aorus Ultra.
    • 27 Corsair Vengeance RGB Pro SL para 3 GB de RAM.270 MHz CL265 (quatro módulos).
    • Sistema de refrigeração Corsair iCUE H414i Elite Capellix White com três ventoinhas Corsair ML RGB de 265 mm.
    • Placa gráfica RTX 2023 You Founders Edition com 80 GB de GDDR6X .
    • Jogo instalado em um SSD PCIe Gen3 x4 NVMe com velocidades de 3. 841 MB/s e 3.343 MB/s em leitura e gravação sequencial.

    • O equipamento que usei em meus testes excede em muito os requisitos recomendados que a Capcom deu, mesmo para ativar o ray tracing, então devo encontrar um desempenho totalmente ideal mesmo com o jogo definido para qualidade máxima, mas realmente foi assim? Vamos descobrir.

      Resident Evil 4 Remake análise técnica

        O menu de configuração das configurações gráficas que a Capcom usou em Resident Evil 4 Remake é, em essência, idêntico ao das parcelas anteriores, e isso é positivo, pois significa que temos inúmeras opções e que estes apenas aparecem perfeitamente explicados , mas também podemos ver como eles afetam as mudanças que fazemos em uma imagem que aparece localizada à direita. Excelente trabalho da Capcom nesse sentido.

        Resident Evil 4 Remake precisa de quase 23 GB de memória gráfica quando configurado para qualidade máxima e com texturas completas ativadas 1440p . Isso tem uma explicação, é que as texturas precisam, dependendo do jogo, de um total de 8 GB de memória gráfica. Se você tiver uma placa gráfica com GB de memória gráfica ou menos, não se preocupe, você pode definir a opção de textura como alta com um consumo de 3 GB de memória gráfica. Lembre-se também de que nas versões anteriores o consumo real de memória gráfica era menor do que o indicado pelo jogo, , portanto, é muito provável que aconteça exatamente o mesmo neste caso.

        De qualquer forma, o importante é que é um jogo muito flexível em termos de configuração gráfica, e podemos fazê-lo funcionar sem problemas, e com um nível de qualidade mais do que aceitável, mesmo em placas gráficas que possuem apenas 4 GB de memória gráfica. Se estivermos apertados no poder gráfico, também podemos recorrer às tecnologias de upscaling FSR 1 e FSR 2 da AMD , que também funcionam em placas gráficas NVIDIA. Lembrando que o ideal seria o FSR 2, pois oferece uma qualidade de imagem superior.

        Resident Evil 4 Remake tem ray tracing aplicado a reflexos e refrações, mas tenho quase certeza que não funcionou porque, como veremos adiante , todas as poças e seções que deveriam mostrar reflexos aprimorados por essa tecnologia careciam totalmente deles. Pelo que vemos no menu de configurações, parece que a Capcom se limitou a aplicar um efeito de espelho em grandes massas de água, então teremos que esperar a versão final para tirar conclusões.

        Você pode ampliar todas as imagens clicando nelas.

        Com o jogo definido para a qualidade máxima e ligado 329685p, ray tracing ativado (embora como eu disse é notável por sua ausência no jogo) temos um bastante modesto resultado , basta olhar a imagem em anexo para verificar. Leon tem uma modelagem bastante boa, não esperava menos da RE Engine, mas tudo ao seu redor não está no mesmo nível, a vegetação tem muito boa qualidade pobre e a geometria das pedras é a da “velha geração”.

        Na imagem com Leon por trás vemos ainda mais claramente, tem uma modelagem e qualidade excelentes, mas o ambiente não está à altura , e a vegetação mostra um resultado particularmente ruim. A outra imagem, onde vemos restos da cerca de madeira, é outro exemplo claro da baixa qualidade que muitos detalhes do cenário têm ao nível da geometria , e o mesmo acontece com inúmeras texturas mesmo se usarmos o modo de qualidade máxima que, relembro, consome 8 GB de VRAM, dependendo do jogo.

        A cena em que chegamos à casa confirma que o ray tracing está completamente ausente, pois não vemos nenhum tipo de reflexo nas poças . Quando paramos para ver os detalhes dos objetos à esquerda dessa mesma cena, vemos novamente uma geometria ruim, texturas que poderiam ser melhoradas e até problemas “brilhantes” com o machado que está enfiado no porta-malas. Como se não bastasse, em todos os momentos tive uma sensação de corredor e palco excessivamente fechado muito maior do que experimentei com o Resident Evil 4 original.

          Podemos pensar que se trata de algo exclusivo de ambientes externos, mas nada está mais longe da verdade. Ao entrarmos na primeira casa, somos recebidos por uma geometria e texturas extremamente pobres em vários elementos da ambientação, como a madeira e tudo o que vemos no chão. Reparem bem na imagem em anexo, a enorme qualidade do modelo de Leon contrasta com os restantes elementos da cena, que parecem ter saído directamente de um jogo de PS3 . E sim, isso é com texturas e malhas de polígonos no máximo.

            Olhe para o chão e os objetos no palco , a qualidade é péssima.

  • Felizmente, a modelagem do Leon e do gado é muito boa , e a qualidade das texturas que a Capcom usou neles é excelente. A qualidade da iluminação e das sombras também beira o alto nível, e foi renderizada com muita precisão, o que ajuda a criar uma excelente atmosfera, principalmente em locações internas. Em todos esses aspectos, Resident Evil 4 Remake atendeu minhas expectativas, mas no final é a mesma coisa que aconteceu com Resident Evil Village, onde a modelagem dos personagens e as luzes e sombras ficaram excelentes, mas a qualidade de boa parte a Geometria e certas texturas deixaram muito a desejar.

    Todos esses problemas são consequência direta de ter desenvolvido Resident Evil 4 Remake como um jogo de transição geracional. A Capcom teve que partir da base do PS4 e suas limitações ao nível do hardware, e isso torna este jogo muito perceptível nas costuras. É uma pena mesmo, porque este era um dos jogos que mais esperava e no final vejo que as minhas piores previsões se confirmaram.

    Resident Evil 4 Remake

    Não me levem a mal, não é um desastre a nível técnico, tem detalhes em que brilha , como a modelagem de personagens e inimigos, a qualidade das casas localizadas em a vila onde lutaremos contra o “bicho-papão” armado com uma motosserra, e também se destaca pelo excelente jogo de luz e sombra e pela ambientação de determinados locais, mas apresenta deficiências importantes na geometria dos cenários e dos objetos presentes neles, e também usa muitas texturas de baixa qualidade que produzem um tremendo contraste com os modelos e texturas de alta qualidade que vemos nos personagens e inimigos.

    Desempenho, otimização e jogabilidade

    Resident Evil 4 Remake

    Resident Evil 4 Remake é, como já disse antes, um jogo com uma grande variedade de opções gráficas, o que permite escalar sem problemas em diferentes configurações de hardware. Em termos de otimização tive a impressão de que a Capcom tinha feito um bom trabalho até que tive problemas de gagueira ao chegar na seção final da demo, ou seja, a vila.

    Assim que entrei e saí da primeira casa, quando começou a chegar muito gado, tive um grande empurrão que durou um segundo e depois uns dois micro-empurrões que fizeram os inimigos cercam-me e eles vão me deixar muito ferido. Isso me lembrou, novamente, dos problemas que Resident Evil Village teve em algumas cenas, e que no final foi um caso de gagueira severa causada por p ou o DRM. Não sei se teremos o mesmo caso, mas é um problema muito grave e já sofri três vezes dentro da aldeia.

    Resident Evil 4 Remake

    Há também cenas em que a taxa de uso da GPU cai abaixo do 27% e a CPU tem uma taxa de uso bastante baixa, o que confirma que Resident Evil 4 Remake tem problemas de otimização e que às vezes ocorrem gargalos de garrafa que são culpa de o próprio jogo.

    Como seria de esperar, Resident Evil 4 Remake é um jogo muito pesado em GPU e funcionará muito bem em uma CPU quad-core/8-thread desde que tenha um bom IPC . Abaixo deixo-vos alguns gráficos onde podem ver valores específicos de performance e consumo do CPU e GPU para que tenham uma visão mais clara.

    Gostaria de dizer que Resident Evil 4 Remake é um jogo bem otimizado e bem polido no PC, mas infelizmente não é. A Capcom deve aproveitar os dias que faltam para o lançamento para terminar polir algumas coisas, e eliminar aquela “gagueira” chata. Não é possível esperar melhorias a nível gráfico visto que, no fundo, a base deste jogo é o hardware de uma consola de 329694. É uma pena, minhas piores previsões acabaram se tornando realidade, e este jogo foi sobrecarregado pela “velha geração”.

    Observe a vegetação e a paisagem em geral.

    Relativamente à jogabilidade, a Capcom conseguiu manter a essência do original e as novas mecânicas que incluiu, como a possibilidade de nos defendermos com a faca de um agarrão (já estava presente em Resident Evil 2 Remake) e escapar de um ataque mortal ao custo de quebrá-lo, fornecem um valor claro e nos permitem adotar uma atitude mais agressiva em combate . Nesse sentido não tenho reclamações, muito pelo contrário, excelente trabalho da Capcom.

    Notas finais: um bom jogo sobrecarregado pela velha geração

        Esta é uma das cenas mais pobres que já vi em geometria, texturização e iluminação.

        Resident Evil 4 Remake não é um jogo ruim, mas tem muitos pontos que poderiam ser melhorados e no final foi muito prejudicado pela teimosia da Capcom em lançá-lo no PS4. Do ponto de vista técnico tem coisas que poderiam ser muito melhoradas, como já mencionei na análise, e isso faz com que não consiga impressionar na qualidade gráfica.

        As diferentes opções de configuração que a Capcom introduziu mostram o quão versátil é o RE Engine, mas novamente nos deparamos com problemas de “gagueira” e gargalos causados ​​pelo baixo uso de CPUs multithread, outra consequência comum dos desenvolvimentos que começam na geração antiga de consolas. Esses problemas afetam a jogabilidade, então a Capcom precisa corrigi-los agora.

        Em termos de jogabilidade, ambientação e desenvolvimento da história parece que a Capcom fez um ótimo trabalho, pelo menos a julgar pelas seções que pude jogar, mas se for honesto em termos gerais o que tenho tentei na demo de Resident Evil 4 Remake me deixou insatisfeito e com uma conclusão bem clara, espero que seja o último Resident Evil intergeracional, e que a Capcom deixe aquele zumbi chamado PS4 morrer de vez.

        Tras jugar tantas veces a esa maravilla llamada Resident Evil 2 Remake puedo decir sin miedo a equivocarme que Capcom podría haberlo hecho mejor con Resident Evil 4 Remake, y que espero que resuelva todos los problemas que tiene antes de lanzamiento de la versión final, que llegará a Steam el 24 de março.

        A entrada Analysis of the Resident Evil 4 Remake demo and performance test foi publicada pela primeira vez no CLICR.

    Daniel Larusso
    Daniel Larusso
    Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

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