22.4 C
Cerro Grande do Sul
terça-feira, novembro 26, 2024

Andamento dos trabalhos de apoio aos desabrigados – Cerro Grande do Sul

As equipes de voluntários continuam no trabalho de apoio a população atingida pelas fortes chuvas do estado. Pode-se afirmar que os trabalhos são divididos em duas frentes: O apoio as pessoas e famílias que estão alojadas no município e o trabalho de apoio para abrigos de outros municípios que estão com número maior de abrigado e com maior necessidade de ajuda.

A Equipe Coordenação das Ações de Apoio aos desabrigados de Cerro Grande do Sul reúne-se diariamente para relatar o que está sendo feito, corrigir e definir novas ações de acordo com a evolução de todo este processo.

Na reunião ocorrida no final da tarde desta quarta feira (08), foram tomadas algumas decisões:

  • O horário para recebimento de doações no Clube Cruzeiro será das 9h as 12h e da 14h as 17h. É neste horário também que as equipes coordenadas farão a triagem dos donativos.
  • Foi realizado um levantamento do tem em alimentos para a manutenção das pessoas que aqui estão alojadas, alimentos não perecíveis há o suficiente para alguns dias, alimentos perecíveis como frutas, verduras e pães, estes estão também chegando o suficiente, sendo importante a manutenção das doações.
  • Já foram destinados alimentos para outros municípios, principalmente Guaíba e Eldorado do Sul, sendo esta um das principais razões das arrecadações: atender pessoas e família que estão em abrigos ou até mesmo sob barracas aguardando a água baixar.
  • A comissão também, juntamente com representantes da Secretaria da Saúde e Assistência Social do município, salienta que é de suma importância que as pessoas que estejam alojadas em casa de família tenham seu cadastro feito junto ao CRAS, que quando possível este abrigado deve vir junto com o chefe da família acolhedora para fazer este cadastro. Somente desta forma estas pessoas continuarão recebendo apoio e bem como poderá haver evolução deste processo até o realojamento destas pessoas.
  • Foi mais uma vez esclarecido pela Secretária da Saúde, que eventuais medicações necessárias para as pessoas que estão abrigadas não saem da farmácia popular, que são adquiridas com recursos próprios para este fim e que não comprometem de forma alguma a distribuição de medicamentos para a população local. Que poderá sim haver a falta de alguns medicamentos, visto que alguma das distribuidoras encontram-se em locais alagados, principalmente em Eldorado do Sul.
  • Quanto aos alimentos recebidos na campanha, estes não se destinam às famílias carentes do municípios. Os trabalhos do CRAS e as doações a nossa população continuam sendo realizados de acordo com os programas já existentes.
  • Roupas, alimentos e material de higiene, continuarão sendo enviados para os municípios atingidos pelas cheias, sempre de uma forma organizada e com destinos certos, conforme a necessidade de outros locais.

É importante que as doações continuem, pois há um número muito grande de pessoas que perderam tudo e as temperaturas no estado tende a baixar.

RELACIONADAS