No esforço contínuo de prestar assistência às vítimas das recentes cheias, Cerro Grande do Sul realizou ontem um significativo envio de donativos para Guaíba e Eldorado do Sul. Um caminhão baú e outro menor, carregados com roupas, colchões e uma quantidade de aipim congelado foram enviados.
Em Guaíba, os donativos foram destinados à Igreja da Cohab Santa Rita, que trabalha em parceria com o Sesc. Em Eldorado, os itens foram entregues a um centro de distribuição local.
No momento a maioria dos abrigos e pontos de arrecadação se encontram com excedente de roupas e solicitando que as próximas doações sejam focadas em alimentos e colchões/roupas de cama.
No Clube Cruzeiro do Sul, local de armazenamento e triagem em Cerro Grande do Sul, restaram apenas algumas poucas peças de roupas que estavam separadas nas mesas. Essas peças remanescentes serão cedidas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade para apoiar a campanha do agasalho. Trata-se de uma pequena quantidade de peças que ainda serão de grande ajuda para quem necessita.
Os alimentos que estavam armazenados no clube foram transferidos para o salão Paroquial da Igreja Católica, onde foram preparadas cestas básicas para distribuição às famílias que estão retornando às suas casas. Com isso, o clube foi liberado.
Ainda há alimentos não perecíveis no abrigo e, conforme a necessidade, novas doações serão solicitadas para garantir que a assistência continue de forma eficiente.
A mobilização e solidariedade da comunidade têm sido fundamentais para enfrentar esse momento difícil.