Depois do confronto ocorrido na madrugada de quinta-feira (24), o grupo hacker conhecido como Anonymous anunciou guerra cibernética contra a Rússia. O grupo utilizou sua conta no Twitter, deixando o seguinte recado: “O coletivo Anonymous está oficialmente em guerra cibernética contra o governo russo”.
O porta-voz da Rússia Dmitry Peskov informou que desde quinta-feira (24), dia do ataque contra a Ucrânia, alguns sites oficiais do governo russo apresentaram problemas de funcionamento. Ainda, a emissora de televisão russa RT News também comunicou que seus sites estão sofrendo ataques. O grupo Anonymous voltou a se pronunciar, assumindo a responsabilidade por um ataque à emissora.
Anonymous
O Anonymous é um grupo composto por ativistas que têm como alvo governos e indivíduos que, de acordo com o grupo, utilizam o seu poder de maneira negativa. O grupo hacker utiliza como símbolo uma máscara baseada em um personagem de ficção da história V de Vingança (que teve sua criação influenciada por Guy Fawkes). O personagem é um conhecido por ser um revolucionário anarquista, que luta contra o Estado.
O coletivo foi criado em 2003 e é formado por diversos indivíduos, não possuindo um líder central, sendo assim um grupo descentralizado. Ainda, desde que se originou, diversos ataques cibernéticos foram atribuídos ao grupo.