Após alerta internacional a respeito do início do recolhimento voluntário de fórmulas em pó para bebês das marcas Similac, Similac PM 60/40, Alimentum, Human Milk Fortifier e EleCare, da empresa Abbot Nutrition, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou que os produtos sejam recolhidos. O Brasil é um dos possíveis países a distribuir a fórmula sob responsabilidade da Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.
Conforme divulgado pela Anvisa, os produtos que estão sendo retirados das prateleiras tem como data de validade 1º de abril de 2022 ou data posterior. Ainda, na parte inferior das embalagens constam um número com diversos dígitos, sendo os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou 72.
A decisão sobre o recolhimento das fórmulas ocorreu após a agência reguladora dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA) iniciar uma investigação a respeito da internação de quatro crianças com menos de seis meses, com um óbito, após consumirem os produtos. Três dos bebês internados apresentaram infecção pelas bactérias Cronobacter sakazakii e um por Salmonella newport. A empresa Abbott Nutrition comunicou que ao realizar análises laboratoriais não foram identificadas tais bactérias e que a retirada dos produtos seria por prevenção.