Um apagão atingiu diversos estados brasileiros na manhã desta terça-feira (15). De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, com abertura das interligações entre essas regiões.
No Rio Grande do Sul, 942 mil clientes de diferentes regiões tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido. A CEEE Equatorial registrou 495 mil clientes afetados. Já na área atendida pela RGE, 447 mil unidades consumidoras ficaram sem luz.
A interrupção de energia ocorreu às 8h31, mas o serviço foi restabelecido cerca de meia hora depois, às 9h05. Moradores de Porto Alegre, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte relataram instabilidade no serviço.
Segundo o ONS, houve a perda de, pelo menos, 18.900 megawatts (MW) de energia nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar a propagação da ocorrência. As causas ainda estão sendo apuradas.