Jovens desacordados, sendo carregados, com dores no peito e dificuldades para respirar. Desde a madrugada de quarta-feira (2), a cena se repetiu por diversos hospitais de Buenos Aires.
Ao menos 114 pessoas foram internadas. Todas haviam consumido cocaína vendida em uma comunidade chamada Puerta 8, na região Metropolitana da capital argentina.
Um rapaz conta que consumiu a droga, e que durante a manhã estava destruído, com vômitos e dores em todo o corpo. A cocaína consumida estava adulterada, em alguns casos, o usuário morreu em menos de uma hora após a ingestão.
O Ministro de Segurança da Província de Buenos Aires disse que essa droga adulterada provocou paradas respiratórias e cardíacas extremamente violentas, provavelmente atacando o sistema nervoso central.
Nos últimos dois dias, a polícia cumpriu diversos mandados de busca e apreensão em Puerta 8 e encontrou outros 15 mil envelopes de cocaína, prontos para serem vendidos. Ainda não foi possível identificar qual substância causou o envenenamento, mas ao menos os médicos encontraram o antídoto: Naloxona, um medicamento usado em caso de overdose por substâncias obtidas do ópio.
Nove pessoas foram presas, entre elas o chefe do tráfico na comunidade. O Ministério da Saúde da Província emitiu um alerta epidemiológico e pediu aos usuários que não consumam cocaína adquirida nas últimas 24 horas.
Fonte: G1