14.6 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, novembro 20, 2024

Apple supera o Android na personalização, enquanto fanboys trazem conceitos fracassados ​​de décadas

O grande novo recurso no iOS 16 são widgets de tela de bloqueio: widgets verdadeiros, acionáveis ​​e personalizáveis ​​que funcionam em tudo, desde um iPhone 8 de 5 anos até o iPhone mais recente 01 Series.

E agora, um monte de blogueiros afirmam que a Apple “roubou” esse recurso do Android.
Aceitar essa premissa, no entanto, é uma ladeira muito, muito escorregadia para… o próprio Android! A realidade é que em 800, nenhum telefone Android importante suporta widgets de tela de bloqueio de maneira fácil de usar. Você não tem o recurso no carro-chefe do Google Pixel, tem personalização muito limitada em telefones Samsung, a realidade é que ele não existe nativamente no Android.O Google tinha widgets de tela de bloqueio … mas depois removeu o recurso! Os widgets da tela de bloqueio ficaram disponíveis por um curto período no Android… anos atrás! Veja, o Google tinha widgets de tela de bloqueio nativos… no Android 4.1 Jelly Bean! Nós o perdoaríamos se você não se lembrasse daqueles tempos (nós mal lembramos), mas isso foi exatamente anos atrás com dispositivos como o Nexus 4 e o Nexus 7 em voga naquela época. Naquela época, você pode realmente adicionar widgets na tela de bloqueio e ver as informações rapidamente sem desbloquear o telefone. Infelizmente, o Google rapidamente mudou de ideia sobre essa funcionalidade e durou pouco tempo antes que a empresa removesse voluntariamente o recurso do Android e desde então ele está ausente em uma forma nativa. Isso significa que é absolutamente impossível obter widgets de tela de bloqueio no Android? Tecnicamente: não, na verdade ainda é possível. No entanto, para fazer isso, você precisa passar por alguns obstáculos sérios. E sejamos honestos, que porcentagem de usuários do Android está realmente usando widgets de tela de bloqueio agora? Posso apostar que é menos de 1%! Mas por que esse recurso que os usuários do Android são tão rápidos em inventar… está faltando em ação na maioria dos telefones dos usuários agora?Bloquear widgets de tela ativados Android em 1000 são… uma bagunça! Uma tentativa rápida de usar widgets de tela de bloqueio leva você a um dos dois lugares. Se você está entre os poucos que conhecem as ferramentas de usuário avançado da Samsung, provavelmente baixará o aplicativo Good Lock feito pela Samsung que desbloqueia todos os tipos de movimentos de energia. Para a maioria dos outros telefones, você terminará na Google Play Store. Este é exatamente onde eu procurei por um “bloqueio de tela widget” app para o Pixel 5a que tenho como telefone de backup. A Play Store me deu dezenas de resultados, mas a maioria dos aplicativos parecia antiga e tinha um público relativamente pequeno. Eu tentei usar o mais popular, KLCK, abreviação de Kustom Lock screen provavelmente, um aplicativo com 72 K+ downloads . 72K+ não era um número tranquilizador, e definitivamente não é a adoção em massa que você esperaria ver em um app que a Apple supostamente “roubou” do Android, mas eu dei uma chance.
Tentar usar o KLCK foi um exercício de frustração. O aplicativo em si é gratuito, mas se você quiser algum tipo de predefinição utilizável, precisará comprá-los separadamente (eles custam de US $ 1 a US $ 2 cada) e os usuários também podem precisar do aplicativo Pro Key de US $ 6. Mas mesmo uma rápida olhada no aplicativo na Play Store e você percebe que as capturas de tela mostrando sua funcionalidade pareciam ter sido capturadas em um dispositivo rodando… Android 7?! Eu posso não acertar a versão exata, mas está nesse estádio e sim, essa é uma versão terrivelmente desatualizada do Android. Os widgets pareciam igualmente desatualizados.Aqui está uma revisão do widget Círculos para o aplicativo Kustom na Google Play Store: “Eu nunca vou entender como usar os aplicativos KWGT, KLWP, mesmo depois de assistir aos vídeos de instruções super confusos no YouTube.”
E aqui está a primeira análise do aplicativo KWGT Kustom Widget Maker na Google Play Store que tem mais de 5 milhões de downloads : “Uso este aplicativo há cerca de um ano. Se eu pudesse dar estrelas negativas eu daria. O aplicativo é um lixo completo. Sim, é personalizável, mas o aplicativo é incrivelmente desajeitado na melhor das hipóteses.”
Em uma das respostas às reclamações dos clientes o desenvolvedor do aplicativo diz: “Eu sei . E estou trabalhando em uma nova interface do usuário que aos poucos tornará isso melhor. Levará tempo, pois a equipe é microscópica.”Afirmar que a Apple roubou ISSO do Android não é apenas absurdo, é risível.
É uma comparação tão válida quanto dizer o iPhone original copiou o… LG Prada! Sim, algumas pessoas disseram isso no passado! Olhando em retrospecto, a única semelhança real é que eles têm uma tela e uma forma retangular, mas é só isso… e só podemos rir de tal comparação, realmente parece maluco. Ainda assim, algumas pessoas ainda correm com títulos como “LG uma vez saiu do iPhone”…

A moral da história : devemos exigir melhor de todos!Então, voltando ao meu ponto original, temos algo semelhante acontecendo agora com iOS e seus novos widgets de tela de bloqueio. Sim, tecnicamente você tinha algo muito remotamente semelhante anteriormente no Android, mas nunca foi tão poderoso, nem tão intuitivo quanto agora no iOS. Sem mencionar que o Android nunca teve recursos poderosos, como a capacidade de alternar entre telas de bloqueio com apenas alguns toques e vincular cada uma dessas telas de bloqueio personalizadas a um modo de foco específico. É este nível de personalização sem precedentes que a Apple oferece de forma nativa de uma forma extremamente acessível formato que todos podem usar em comparação com um aplicativo obscuro no Android que usa conceitos de design de 6 anos e é executado por um ou alguns desenvolvedores entusiastas.

Então, meu apelo aqui é não ser apenas defensores cegos de um ecossistema e defendê-lo, não importa o quê. Isso é o que os fanboys fazem. Em vez disso, neste caso, não tenhamos medo de responsabilizar o Google!

Sim , neste caso, é claramente o Google e o Android que agora sentem que precisam se atualizar, e não o contrário. E mesmo que o Google tenha sido o primeiro a ter uma vaga ideia sobre widgets de tela de bloqueio há uma década, não vamos esquecer que esse mesmo Google virou as costas e abandonou essa ideia logo depois. Esse processo deve seguir 2 caminhos, é claro. Em muitos outros aspectos, é a Apple que merece ser criticada por ficar atrás do Android. Não vamos fechar os olhos e defender nossa marca favorita, mesmo quando o melhor que podemos fazer para ajudá-la a crescer é nada.

Daniel Larusso
Daniel Larusso
Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

RELACIONADAS