9.1 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, junho 26, 2024

Aprovado em fevereiro o Plano de Carreira dos professores de Mariana Pimentel

O Portal Clicr, esteve conversando com a Secretária de Educação de Mariana Pimentel, Vera Almeida que nos explicou um pouco sobre os projetos para o novo ano e falou sobre a gestão na Educação e todas as mudanças, investimentos e propostas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e atendimento aos alunos.

 

Plano de carreira

O novo Plano de Carreira dos professores foi aprovado em fevereiro na Câmara de Vereadores, segundo a Secretária, não se teve muitas alterações em relação ao anterior, o que teve garantido sim foi o básico do Piso Nacional, ou seja, nenhum professor recebe menos que o básico do Piso Nacional.

 Já em relação a carga horária, antes os professores trabalhavam com 22h e agora passou a ser 20h. “Conseguimos com isso o respeito a 1/3 de hora atividade para dedicação às atividades extraclasse, que é garantido por Lei, claro e a questão da valorização profissional, pois nós estamos aqui trabalhando para isso” explicou Vera.

A Secretária ainda destacou que vê com bons olhos o novo Plano de Carreira, foi encaminhando para a Câmara de Vereadores onde foi analisado e feito alguns ajustes, principalmente no que se referia ao vencimento dos níveis.

 

Entenda o reajuste

“Todos os professores tiveram um reajuste, de 10.16%, claro que teve alguns casos isolados de professores que ganharam um aumento de 33% para equiparar ao Básico. Importante deixar claro também que todos já ganhavam acima do Básico Nacional, tanto que com o reajuste de 10.16% dado este ano, foi para igualar o Básico igual aos 33%” explicou.

 

Turno Integral

Na oportunidade Vera, também explicou que já tem uma proposta para implementação a partir desse ano de 2022 (não obrigatoriamente) do TURNO INTEGRAL, implementando em todas as escolas do município.

“Esse ano não obrigatório ainda, porque precisamos deste ano para regimenta, temos que tornar ele legal, para então a partir do ano que vem sim, ser obrigatório. Agora nós vamos fazer a parte do ensino regular e no contra turno nossos alunos terão atividades especificas, durante 5 dias da semana” explicou a Secretária.

Outro ponto importante que a Secretária explicou, é quanto o prejuízo com aprendizagem, que os alunos tiveram com a Pandemia, uma realidade a nível mundial que afetou o ensino, e pensando nisso já no contraturno também vai ter um “reforço”, que deverá já estar sendo colocado em prática agora no mês de abril.

“Com todas estas atividades em andamento buscamos uma melhora no ensino aqui em Mariana Pimentel, temos todos os professores muito bem qualificados, onde além da qualificação eles tem experiencia, então vamos tentar unir o útil ao agradável, e isso vai resultar lá na frente num índice do IDEB melhor para o município, pois temos potencial para ser exemplo” ponderou Vera.

Farol do Saber – Secretaria de Educação

Reestruturação nas Escolas

Este ano foi realizado uma restruturação dentro das escolas, todos aos alunos das séries finais de sexto a nono ano da Escola Ana Barock do Potreiro Grande e da Escola Dom Pedro da localidade de Boqueirão, foram centralizados na Escola João Ziulkoski Filho no centro da cidade.

“Com esta reestruturação, pensamos numa melhor qualidade de trabalho ao professor, na questão de localização, não precisando se deslocar grandes distância para lecionar…” finalizou Vera.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS