Neste mês de março mais precisamente dia 20, o município de Arambaré banhado pela bela lagoa, está completando 30 anos de emancipação política, e para celebrar esta data a prefeitura municipal organizou uma programação bem diversificada durante toda esta próxima semana para celebrar o aniversário da cidade.
Domingo 13 de março
Local: INÚBIA – Durante a parte da manhã haverá hasteamento das bandeiras, pronunciamento da vice-prefeita e do prefeito e a Largada da 1ª Rota de Cicloturismo “CAMINHOS DE ARAMBARÉ”
Local: ASSENTAMENTO DAS CATURRITAS – Por volta das 9h30min ocorrerá a entrega do Espaço de Recreação e também a recepção dos ciclistas.
Local: INÚBIA – Ainda na parte da manhã ocorrerá a recepção dos ciclistas da 1ª e 2ª Etapa do Cicloturismo e entrega de medalhas.
E para finalizar as atividades do dia às 16h Inauguração do Espaço Cultural e Museu Helena Faria Vale, abertura da Exposição de Artesanato e Mostra fotográfica referente aos 30 anos do município.
Segunda-feira 14 de março
Local: Secretaria da Saúde – Na parte da manhã ocorrerá o pronunciamento da Vice-prefeito e do Prefeito e a solenidade de entrega dos equipamentos para o uso da secretaria, viaturas e outros equipamentos adquiridos.
Terça-feira 15 de março
Local: EMEF Atahualpa Irineo Cibils – Manhã – Pronunciamento das autoridades e a entrega de melhorias para a comunidade; iluminação e pintura do trapiche.
Local: INÚBIA – Sessão Solene da Câmara de Vereadores às 19h
Quarta-feira 16 de março
Local: EEEM Gustavo Xavier – Pronunciamento das autoridades, às 9h torneio estudantil de Futebol de Salão interséries com alunos da escola, e as 11h entrega de medalhas aos participantes do torneio.
Quinta-feira 17 de março
Local: EEEM Donário Lopes – ÀS 8h hasteamento das bandeiras, hinos e pronunciamento da Vice-prefeita e Prefeito, sem seguida apresentação de vídeos da ASSOPHIA, entrega de revistas “PINTANDO ARAMBARÉ” participação da EMEI Primeiros Passos.
As 10h entrega de melhoria para comunidade: Iluminação e revitalização do espaço em torno da Figueira da Paz, apresentação do Mural de Fotos de Figueiras do município pelos alunos da Escola Donário Lopes.
Sexta-feira 18 de março
Local: EEEF Lauro Silva Azambuja – ÀS 8h hasteamento das bandeiras, hinos e pronunciamento da Vice-prefeita e Prefeito.
Por volta das 9h Inauguração da Praça Infantil Clube de Mães e entrega de melhorias para comunidade: Cercamento da Subprefeitura e da Praça Infantil “Tio Hugo Boeira de Araújo” no Triangulo.
Sábado 19 de março
Local: Loteamento Popular – As 9h inauguração da quadra de esportes, jogos entre os servidores, Obras x Administração e jogos entre as crianças moradoras do Loteamento.
Já às 19h em frente da INÚBIA – Show Especial de Aniversário com diversos artistas regionais.
DOMINGO – 20 DE MARÇO ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO
AS 8h em frente a Prefeitura Municipal hasteamento das bandeiras, hinos e pronunciamento da Vice-prefeita e Prefeito.
Em seguida largada da prova rústica “TRILHAS DE ARAMBARÉ”, e as 15h 30min inauguração da galeria de fotos dos prefeitos, com a presença de autoridades e convidados especiais.
Local: CENTRO CULTURAL INÚBIA
16:30 – Ato Ecumênico com a presença de representantes das igrejas do município.
17:00 – Condecoração aos servidores que completaram 10, 20 e 10 anos de serviços prestados ao município.
18h – Arriamento das bandeiras e encerramento da semana comemorativa aos 30 anos de Emancipação, com Confraternização entre os servidores do município e convidados especiais.
Um pouco da História
A cidade foi emancipada de Camaquã em 20 de março de 1992
Por volta de 1763 casais açorianos vindos para o sul estabeleceram-se na margem esquerda do estuário do Guaíba e na margem direita da Lagoa dos Patos, fundando fazendas e charqueadas até o Rio Camaquã.
Em 1945, adotou o nome de “Arambaré“, que quer dizer “o sacerdote que espalha luz”.
Nesta localidade, conhecida desde os tempos coloniais de 1714, moravam índios com costumes especiais – pescadores e comerciantes de peles que tinham mãos e pés bem desenvolvidos que foram chamados de Patos.
Eram os índios Arachas, também conhecidos como Arachanes ou Arachãs,
Desde essa época, os habitantes do então distrito de Arambaré, uniram-se na busca do desenvolvimento através da agricultura, da pecuária e sobretudo pelo grande potencial turístico e pela beleza natural da localidade, emancipada em 20 de março de 1992 do município de Camaquã e de parte do município de Tapes.