Analisados os 59 pedidos de reconsideração de municípios e associações regionais, o mapa definitivo da 11ª rodada do Distanciamento Controlado ficou com oito regiões em bandeira vermelha (alto risco epidemiológico) e as 12 restantes com laranja (risco médio). As bandeiras são vigentes a partir da 0h desta terça (21/7) até as 23h59 da próxima segunda-feira (27/7).
O recurso de Arambaré incluiu a certidão de óbito do paciente que faleceu em função de Covid-19 no município, em 29 de junho, e desde então não houveram nem novos óbitos ou internação em UTIs por causa do coronavírus, contudo, a julgar pela decisão do Governo do Estado a defesa não obteve sucesso devido a um desencontro de informações no sistema estadual que registrou o óbito vários dias após o ocorrido.
Nesta terça-feira, a administração municipal deverá tentar um novo contato com a Secretaria Estadual de Saúde, para entender a negativa e alinhar os dados.
De Camaquã o procurador Fabiano Ribeiro disse em live no facebook, no final da tarde desta segunda-feira (20) que o recurso do município argumentava que apesar do município ter tido internações no período de 14 dias, estas foram breves e não teriam representado riscos de óbitos aos pacientes. A argumentação não foi considerada e o recurso foi negado.
Já o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli confessou que não ficou surpreso com a negativa do recurso pelo Estado, uma vez que há um caso de internação de paciente no último período.
Como presidente do Consórcio Intermunicipal Centro Sul, Rafaeli disse que vai convocar os demais prefeitos da região amanhã (21) para uma reunião virtual para discutir as medidas anunciadas pelo governador Eduardo Leite, em live nesta segunda-feira (20).
“Não pode o governador nessa hora transferir tudo o que está sendo feito em temos de distanciamento aos prefeitos. Todo esse trabalho que construímos, inclusive com o comércio. Não vamos deixar isso acontecer. Esse assunto é muito sério porque a gente sabe que não é o comércio o problema da contaminação. Ontem, por exemplo, aqui em Tapes o comércio estava todo fechado, pois era domingo e em diversos lugares tinha gente circulando sem máscara e se aglomerando, inclusive em festas particulares”, lamentou o prefeito.