Com base nos avanços da pandemia do Covid-19 e após debater o assunto em reuniões de trabalho a administração municipal de Arambaré oficializou por meio de decreto na manhã desta terça-feira, 17 de março, uma série de medidas que visam a prevenção contra o novo vírus.
Dentre as medidas adotadas se inclui a criação de um Comitê Extraordinário de Saúde pra lidar com a situação e definir as tomadas de decisão necessárias referente as ações de combate ao coronavírus.
Uma equipe especial de saúde estará preparada para atendimentos à domicílio em possíveis casos suspeitos no município, como forma de evitar o deslocamento das pessoas às unidades de pronto-socorro e hospitais de média e alta complexidade. Para tanto foi criado um setor de tele atendimento, para que sejam feitos os agendamentos necessários.
Os gestores orientam que em caso do surgimento de sintomas como febre, tosse, dificuldade pra respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2<95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz (alargamento da abertura das narinas durante a respiração), tiragem intercostal e dispneia, o paciente deve comunicar a secretaria municipal de Saúde através dos telefones 51 3676.1116 ou 51 3676.2019. É importante ainda evitar a circulação de casos suspeitos em qualquer ambiente público ou que enseje contato com outras pessoas.
O decreto informa ainda que foram cancelados todos os eventos previstos no município para os próximos 30 dias, os quais poderão ocorrer em nova data. Também as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas no período de 18 de março a 06 de abril.
Confira o decreto na íntegra: