A Fenadoce, que está ocorrendo em Pelotas de 03 a 19 de junho, abriu espaço para a promoção do Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, uma realização do Sebrae/RS em parceria com a secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas. No local têm ocorrido painéis de debates e apresentações de projetos inspiradores.
Além da divulgação do setor turístico propriamente dito o ambiente foca em destacar projetos já implantados ou que estejam em construção na Costa Doce e que de alguma forma promovam transformações importantes. Os temas elencados para as discussões funcionam de forma que as ações apresentadas sirvam de estímulos ao empreendedorismo e a inovação, tanto ao setor privado quanto às estruturas públicas dos municípios.
Na segunda-feira, 06 de junho, foi a vez de Arambaré estar representado no salão pelo secretário municipal de Turismo, Cultura, desporto e Lazer, Adejanir Vasconcelos e o proprietário da Confraria do Bem Viver, Flávio Corrêa, que participou como convidado especial para debater o tema “Acessibilização de atividades Turísticas e Culturais para inclusão de Pessoas com Deficiência Visual”.
Na oportunidade os arambarenses falaram sobre a Trilha dos Piquetes, primeira trilha ecológica adaptada para deficientes visuais no RS. O projeto idealizado em 2014 estreou no município em dezembro de 2016 e oferece aos visitantes um trajeto de 800 metros com corda-guia e sinalizada com placas em braile, nomeando a vegetação e os pontos de destaque do percurso.
Fotos: Flávio Corrêa
Para Vasconcelos a participação na Fenadoce foi um importante passo na construção do turismo na Costa Doce pela imensa vitrine que o evento representa. Ele acredita que muito ainda precisa ser feito pelo setor em nível regional, incluindo a conscientização dos empreendedores e comerciantes, além da reorganização das ações do poder público para que os municípios consigam atender com qualidade esse nicho enorme de mercado que é o turismo.
“Aproveitamos a oportunidade e divulgamos Arambaré como uma praia acessível para todos, pois além da Trilha dos Piquetes, nossa praia permite que pessoas com dificuldade de locomoção tenham a possibilidade de entrar nas águas rasas e calmas da lagoa. Com foco nas ações e um passo de cada vez vamos nos estruturando para atender as demandas”, completou o secretário.