Em 29 de agosto deste ano, o Banco Central alterou uma Resolução que, entre as orientações para as instituições financeiras, inclusive cooperativas de crédito, tornou facultativo o atendimento presencial de não clientes. Desta forma, a Sicredi Centro Leste, desde esse dia 2 de janeiro de 2020, passou a atender somente os seus associados. “Nossa Cooperativa tem quase 40 mil associados. O Conselho de Administração observou a legislação em vigor e vamos passar a atender e dar prioridade ao dono do empreendimento, o associado, que tem todo o seu investimento, seus negócios junto à Cooperativa”, declara o presidente da instituição financeira cooperativa, Paulo Alex Falcão.
O presidente ressalta que o atendimento exclusivo de associados é uma importante conquista do segmento cooperativista. Entretanto, ele explica que, conforme legislação, os não associados continuarão sendo atendidos em alguns dos serviços oferecidos pela Cooperativa, como saques de Ordem de Pagamento (pagamento a fornecedores), de benefício do INSS e Prova de Vida e de cheque Sicredi, bem como pagamentos de boleto Sicredi e de guias de arrecadação (Tributos Federais e Estaduais). “Convidamos todos para que se tornem associados da Sicredi Centro Leste, para ter disponível todos os serviços oferecidos pela nossa instituição”, frisa Falcão.
A nova regra de atendimento será implementada em todas as 15 agências da Sicredi Centro Leste, instaladas nos municípios de Cachoeira do Sul, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Butiá, São Jerônimo, Charqueadas, Barão do Triunfo, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Cerro Grande do Sul, Tapes, Sentinela do Sul e Guaíba. Embora a alteração entre em vigo apenas no início de 2020, a divulgação da mudança junto aos associados e usuários das agências iniciou no mês de novembro.