Os mineiros Márcia Campanharo Zanetti Bonetti, coordenadora técnica estadual da Emater/MG e o coordenador estadual de agroecologia da Emater/MG, José Luiz Ciotola, estiveram dias 7 e 8 de junho em visita aos municípios de Barra do Ribeiro, Barão do Triunfo e Camaquã, conhecendo as ações de assistência técnica e extensão rural e social desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar no Estado. A visita técnica tem o objetivo de intercâmbio para ver a operacionalização do Programa Nacional de Crédito Fundiário junto aos assistidos pela Instituição.
Na terça-feira (07) o grupo esteve conhecendo na Barra do Ribeiro a Aldeia guarani Ivy Poty e a propriedade de seis hectares adquirida pelo (PNCF), em 2017, pelos produtores Adão dos Santos Silva e Malvina de Souza Liska. No local eles plantam fumo, milho, feijão e outros produtos para consumo familiar, além de criar ovelhas e galinhas.
Na quarta (08) foi a vez de Camaquã receber os dois mineiros. Pela manhã eles visitaram, juntamente com a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, a família Santos, moradores da localidade de Galpões. Durante a visita seu Etelvino Roque Rodrigues dos Santos, a esposa Lúcia Maria Katezer dos Santos e o genro Pedro Paulo Araújo Lucena contaram um pouco de suas atividades como feirantes, produtores de hortaliças e criadores de frango colonial. A família relatou sua história e a importância de acessar políticas públicas, como o Programa Nacional de Crédito Fundiário, que eles conseguiram ter acesso com o apoio e o projeto feitos pela equipe da Emater/RS-Ascar. Assim eles foram beneficiados em 2012 e puderam comprar as terras onde estão hoje. A família comentou ainda sua experiência com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e comercialização via cooperativa.
Na parte da tarde a comitiva visitou a Aldeia indígena Ka’Amirindy, que é localizada na localidade de Santa Auta. O cacique Arlindo Benites apresentou a aldeia, o artesanato confeccionado e, além disso, a produção da erva-mate da aldeia, que é comercializada inclusive no mercado público de Porto Alegre. Ele destacou ainda o trabalho social que é executado na aldeia pelos extensionista rurais sociais da Instituição.
Ao final da tarde os dois foram conhecer a propriedade da Família Hartwig e as ações em turismo rural que são realizadas por eles na “Quinta Monte Castelo”, empreendimento que é destaque no Estado. A extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Charlise Nunes, comenta que é gratificante receber extensionistas rurais de outro Estado para conhecer o trabalho local. “A troca de informações e experiências fortalece e incentiva nosso trabalho”, ressalta.
Além da região Centro-Sul do Estado, os dois mineiros estiveram ainda, na quinta-feira (09), em duas comunidades quilombolas, a Costa da Lagoa em Capivari do Sul e a do Limoeiro em Palmares do Sul. Acompanharam as visitações nos municípios os integrantes da Emater/RS-Ascar, James Roth, Regina da Silva Miranda e os estagiários Bruna Ruver e Nicolas Della, Magda Pereira, João Schommer, Maria Elisabeth Bonadiman Aguiar e Elias Kuch.
O gerente da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Elias Kuck, destaca que a cooperação técnica entre as duas entidades de ATERs é fundamental, pois é com a troca de experiências entre elas que ambas podem qualificar suas ações na execução desta política pública federal.
Quer saber mais sobre este assunto e os serviços de apoio ao agricultor e as agricultoras que a Emater/RS-Ascar pode te oferecer, entre em contato com o escritório mais perto de você.
Fonte e fotos: Ascom Emater/RS-Ascar – Carine Massierer