Iniciaram nesta segunda-feira (23) as competições da XXI Olimpíada Especial das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Rio Grande do Sul. A disputa acontece até sexta-feira (27), no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas.
Entre as associações participantes, está a Apae de Barão do Triunfo, que desde 2010 disputa as olimpíadas regionais. Este ano, porém, será a primeira vez que a organização competirá a nível estadual.
Os competidores Bruna, Eduardo, Elizandro, Fábio, Leonardo e Richard disputarão o pódio na modalidade de Atletismo. Segundo a professora de educação física da Apae, Maiara Lanzarini, diversos obstáculos dificultaram a realização dos treinos, mas não impediram que os alunos alcançassem seus objetivos e se preparassem para a competição. A falta de material no ginásio de esportes do município, onde os treinos aconteciam, foi uma das dificuldades encontradas, no entanto, após ajuda de membros da comunidade e da Secretaria de Educação, a Apae conseguiu o equipamento necessário para que os alunos pudessem realizar seus treinos.
Ao falar sobre a participação dos competidores nas olimpíadas, a professora Maiara se mostrou orgulhosa. “Me orgulho muito dos meus alunos e acredito muito no potencial deles. E como sempre digo para eles: o que importa é a participação. Eles já são grandes vencedores de estarem nas olimpíadas”, disse.
Olimpíadas Especiais das Apaes
Os jogos são promovidos com o objetivo de estimular a ação participativa e integrada dos atletas e demais envolvidos por meio do esporte e lazer. Para a atual edição, são esperados aproximadamente 1.100 participantes, entre atletas, familiares, juízes, coordenadores e demais profissionais.
Além do Atletismo — modalidade disputada pelos atletas baronenses —, outros 10 esportes também fazem parte da competição. São eles: Basquetebol, Futsal, Futebol de Sete (Society), Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Natação, Tênis de Mesa, Capoeira e a Bocha Adaptada.