Tapes – O Atlético Costa Doce, fundado em 17 de fevereiro de 2018, ainda quando era Atlético Tapense, completou no último dia 17, dois anos atividade. O projeto de escolinha de futsal e futebol teve uma expansão para Sentinela do Sul e devido a este fator o nome do clube mudou para Atlético Costa Doce.
O trabalhos dos professores Roberto Garcia (formado em educação física e presidente do clube) e Igor Forte (acadêmico de educação física) são auxiliados por Guilherme Frederico. O trabalho desenvolvido ao longo destes 2 anos, tem sido de muito sucesso, a ampliação para o município de Sentinela do Sul tem cada vez mais recebido alunos interessados em participar. A iniciativa da mesma forma é muito elogiada pela maneira de trabalhar com os alunos e também pelos resultados obtidos neste curto período de trabalho que hoje já é de afirmação. São atendidos 180 alunos nos 2 municípios de atuação, mas participam da escolinha alunos de Cerro Grande do Sul, Camaquã e Barra do Ribeiro.
Desde 2018, o projeto tem possibilitado aos alunos a participação em muitas competições a nível regional, estadual e até nacional. Em 2019 o clube a exemplo de 2018 teve um excelente desempenho nas competições, conseguiu ser campeão dos seguintes campeonatos:
Campeão sub-13 Regional Centro-Sul, campeão sub-13 Copa da Barra, campeão sub-17 Torneio de Integração, campeão sub-18 Copa Sertão Santana, campeão sub-18 Copa Dedão, campeão sub-18 Taça Barão do Triunfo, vice-campeão sub-11 Praiano de Camaquã e terceiro lugar sub-17 Regional Centro-Sul. Em 2020 o Atlético conseguiu o vice-campeonato na categoria sub-17 da Copa Pequeno Gigante em Campo Bom.
Trabalho tem proporcionado grande oportunidades
A visibilidade proporcionada pela disputa dos campeonatos, tem proporcionado grandes oportunidades aos atletas que mais se destacam, por conta disto, o Atlético é hoje uma das referências por dar oportunidades e incentivo aos atletas com testes e avaliações em grandes clubes. Neste ciclo já levou atletas para avaliações no Internacional, Juventude, Rio Grande, Pinheiros, ACBF dentre outros clubes tradicionais. Também realizou peneiras do Juventude e do Internacional.
“O atleta Luís Fernando Junior de 17 anos, atualmente está no Esporte Clube Juventude, o jovem está atuando há mais de 3 anos fora de Tapes. Fernando passou também pelo Pinheiros em Taquari onde começou a disputar competições tradicionais, o seu talento lhe rendeu avaliações no Palmeiras, Juventude e Internacional porém o garoto optou por ficar no clube de Caxias do Sul” destacou Roberto.
Objetivo é expandir ainda mais
Segundo Roberto Garcia, atingir mais cidades com a escolinha, este é um dos projetos para o futuro do Atlético, para 2020 almejam aumentar número de alunos e competições disputadas, oportunizar mais atletas da região através de avaliações em grandes clubes “pretendemos possibilitar voos mais altos a nossos alunos, de quem sabe futuramente o clube disputar um estadual anualmente de futsal ou futebol de campo e para isso contamos com apoio de empresas da região” frisou.
Garcia deixa um convite a alunos de 6 a 17 anos, para experimentar a prática do esporte e também solicita a comunidade, empresários e investidores que invistam em projetos promissores como o do Atlético, pois acredita que o projeto desenvolvido pelo clube, representa a região em competições, mas acima de tudo afastam as crianças e adolescentes das ruas, levando a prática do esporte e ensinando o correto caminho da vida.