O ator José Dumont, de 72 anos, foi preso nesta quinta-feira (15), no Rio de Janeiro, pelo crime de armazenamento de imagens de sexo envolvendo crianças. Segundo a Polícia Civil, as investigações da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav) começaram após câmeras de vigilância do condomínio onde Dumont mora flagrarem o ator cometendo abuso contra um garoto de 12 anos, com beijos na boca e carícias.
De acordo com a polícia, Dumont teria oferecido ajuda financeira e presentes ao menor.
Durante cumprimento do mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, os agentes encontraram vídeos e fotos contendo pornografia infantil no celular pessoal e computador do ator. A Justiça autorizou previamente a quebra de sigilo.
Dumont foi encaminhado ao Dcav. No fim da tarde, ele passou por uma audiência de custódia, onde teve a prisão mantida.
A defesa do ator não se pronunciou.
Em nota, a Rede Globo afirmou que José Dumont fazia parte do elenco da novela Todas as Flores, com estreia marcada para outubro na plataforma de streaming do Grupo Globo, mas que devido ao ocorrido, foi demitido.
“O ator José Dumont estava contratado como obra certa especificamente para a novela Todas as Flores, a ser exibida no Globoplay. Diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela. A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação”, afirmou a emissora por meio da nota.
Dumont ficou conhecido após participar de diversas obras no cinema, teatro e televisão, durante seus mais de 40 anos de carreira. O seu último personagem na TV foi Eudoro, da novela “Nos Tempos do Imperador”, exibida entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022 na TV Globo.