Na noite desta sexta-feira (24), um incêndio de grandes proporções atingiu o Supermercado Marques, localizado na Avenida Zeferina Boa Vista, no bairro Bom Fim Novo, em Guaíba, Região Metropolitana.
Uma moradora do bairro relatou que, pouco antes do mercado fechar na sexta-feira, entre as 19h e 20h, ela e uma amiga estavam fazendo compras quando o estabelecimento sofreu um apagão. Segundo elas, o apagão afetou apenas o mercado e não a rua inteira, como geralmente ocorre em casos de falta de luz.
Outra moradora local, que reside na rua de trás do mercado, informou que por volta das 22h ouviu uma explosão na qual precedeu as labaredas de fogo que devastaram o mercado. De acordo com ela, a forte explosão assustou os residentes, que saíram de suas casas para verificar a origem do barulho e avistaram as chamas e uma fumaça escura. Populares comentaram sobre o início das chamas, iniciados próximas à padaria do mercado.
A Equipe do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Defesa Civil e a CEEE Equatorial acompanharam a ocorrência, monitorando possíveis fios energizados soltos no local.
Ambulâncias no local levantaram especulações sobre a possibilidade de haver alguém ferido nas dependências do prédio. No entanto, de acordo com informações da própria população, as ambulâncias atenderam pessoas que passaram mal ou idosos que se assustaram com a proporção do incêndio. A equipe do SAMU de Guaíba não quis confirmar essas informações.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desviou o trânsito para uma pista na região, no sentido Guaíba-Capital, durante a noite. O fluxo no sentido oposto foi interrompido para o atendimento da ocorrência. Na manhã deste sábado (25) o trânsito foi liberado, mas apresenta lentidão.
Ainda neste sábado, o Sargento Galves, do Pelotão de Bombeiros Militar de Guaíba, concedeu uma entrevista ao Portal ClicR e forneceu detalhes importantes sobre o incêndio.
Segundo o Sargento Galves, a ocorrência foi recebida por volta das 22:20. Ao todo, cerca de 15 viaturas de combate ao incêndio foram mobilizadas para auxiliar no combate às chamas. Isso incluiu unidades dos bombeiros de Guaíba, Porto Alegre, Eldorado do Sul, Canoas e Tapes, além de outras regiões, além de apoio de empresas privadas, como a Rio do Sul e a CMPC, que destinou dois caminhões-pipa para o combate das chamas. Entre os veículos utilizados, destacou-se um caminhão com escada Magirus, que foi fundamental no atendimento à ocorrência.
Quanto às causas do incêndio, o Sargento Galves explicou que ainda não é possível determinar a origem do fogo, uma vez que, ao chegarem ao local, os bombeiros já encontraram uma grande área tomada pelas chamas.
O sargento destacou os principais desafios enfrentados pelos bombeiros durante a operação, que incluíram a proporção do incêndio, a dificuldade de acesso ao local, a queda do telhado e as implosões. Durante a madrugada, com o auxílio de uma máquina, houve a derrubada de um portão da área lateral, e da parte frontal do prédio, para permitir o acesso das equipes.
Sobre o impacto nas residências próximas ao supermercado, Galves mencionou que houve a remoção de famílias e animais como medida de precaução, mas as chamas não atingiram diretamente as residências.
A área continua isolada e a guarnição de bombeiros segue trabalhando no local para garantir a segurança e evitar novos focos de incêndio.