A noite de sexta-feira (03) foi movimentada no Parque Municipal de Eventos de Sentinela do Sul. Neste dia teve início a programação da 32ª Festa do Colono e Motorista que tinha como atrações apresentações musicais, caso dos jovens do Projeto Tocando & Encantando, além dos shows musicais embalados pelas bandas Soda Clássica e Avô Retro com o cover dos Mamonas Assassinas.
A programação iniciou com encontro e debate entre agricultores que ouviram do representante da empresa Bom Princípio informações sobre o manuseio e a comercialização do pepino. Outra atividade também debatida no encontro foi a piscicultura ou aquicultura que teve como palestrante um representante da Associação de Aquicultores do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro que reuniu cerca de 40 agricultores familiares foi promovido pela Emater/RS em parceria com a Prefeitura Municipal.
Após a reunião foi a vez das autoridades municipais e lideranças políticas regionais subirem ao palco principal para oficializarem a abertura do evento, que teve como apresentador o jornalista Bira Costa. O ato não contou com a presença do prefeito municipal de Sentinela do Sul Flavio Trescatro e sua esposa, a 1ª dama Dalva Pacheco Trescastro, que por motivos de um forte resfriado não puderam comparecer.
No palco, se manifestaram representantes do poder executivo e legislativo municipal, entre estes o vice-prefeito Paulo Roberto Coutinho e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Dilvane Lima, secretários municipais, caso de Eduardo Munaretto e Márcia Seixas, assessor de comunicação Tayson Alves e a chefe de gabinete Graziele Ladwig dos Santos também deram as boas-vindas ao público. O prefeito de Tapes Silvio Rafaeli, o qual também representou a Famurs, parabenizou a comunidade sentinelense pelo sucesso dos eventos realizados no município. Silvio destacou a integração entre as comunidades, lembrando que os sentinelenses também participam dos eventos realizados no município tapense. As boas-vindas e a recepção do público que chegava para a comemoração alusiva aos colonos e motoristas também foi feita pela corte municipal composta pelos soberanas: Diulia Oliveira (2ª Princesa), Rauana Munhoz (1ª Princesa) e a Rainha Priscila Mielczarski.
Após a explanação das lideranças foi a vez da apresentação musical dos jovens que integram o Projeto Tocando & Encantando. O projeto que oferece aulas gratuitas de música contempla no município cerca de 45 alunos, de 06 a 17 anos de idade. Para o professor e orientador social Felipe Rebello, este projeto é de suma importância, pois resgata jovens das ruas onde atitudes negativas podem surgir e os insere num ambiente onde a união, a amizade, o companheirismo, são alguns dos principais valores que a música proporciona.
Bandas Soda Clássica e Avô Retro embalam o público
A galera que enfrentou a noite gelada não deu importância para a temperatura baixa, pois vibrou muito com as atrações musicais da festa. Tanto o rock nacional dos anos 80 e 90, quanto rock gaúcho, foram bem representados pelas bandas Soda Clássica e Avô Retro. A primeira a se apresentar foi a Soda Clássica que com um repertório variado com sucessos de bandas, como os Paralamas do Sucesso, Skank, Titãs, entre outras, fizeram o público pular e vibrar com as canções.
Já passava da meia noite quando subiram no palco a banda Avô Retro que encerrou o primeiro dia de evento com o cover especial dos Mamonas Assassinas. A galera se aproximou do palco e não deu muita bola pra neblina que caia mansamente, pois o som vindo do palco embalou gerações em Sentinela do Sul.
A programação continua neste sábado e no domingo. Confira abaixo: