22.1 C
Cerro Grande do Sul
terça-feira, fevereiro 27, 2024

Barra do Ribeiro irá aderir ao “Programa Mãe Gaúcha”

O programa, que visa atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, deverá beneficiar já em março o município de Barra do Ribeiro

 

Na última quarta-feira, dia 07, a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Cidadania, Habitação, Mulher, Família, Juventude e Direitos Humanos, Viviane Leite, esteve presente no lançamento do PROGRAMA MÃE GAÚCHA, acompanhando o Governador Eduardo Leite e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel.

O Mãe Gaúcha vai distribuir 24,7 mil kits de enxoval para bebês em municípios que aderirem ao edital – Foto: Gustavo Mansur/Secom

O programa, que visa atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, é mais um esforço da administração municipal liderada pelo prefeito Jair Machado no sentido de promover o bem-estar social a comunidade.

Ao fortalecer os vínculos entre mãe e bebê por meio da entrega de itens essenciais para os primeiros dias de vida, o “Mãe Gaúcha” demonstra o compromisso da gestão em garantir condições dignas de vida para todas as famílias.

As gestantes contempladas pelo programa, a partir da 28ª semana de gravidez, devem estar com o pré-natal em dia, inscritas no Cadastro Único e receber o benefício do Bolsa Família ou estar aguardando o deferimento da inscrição no programa.

Cada kit do enxoval é composto por um cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias, além de uma bolsa maternidade.

O município irá aderir ao programa e espera beneficiar as primeiras gestantes já no mês de março, reforçando o compromisso com o cuidado e a assistência às famílias da comunidade.

Todos os municípios do Estado podem se inscrever no programa Mãe Gaúcha, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a partir desta quinta-feira (8/2). A iniciativa distribuirá 24,7 mil kits de enxoval para bebês a gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, que residam nos municípios que aderirem ao edital. A solenidade de lançamento do Mãe Gaúcha ocorreu na quarta-feira (7/2), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

 

Como aderir

Confira a seguir o passo a passo para os municípios aderirem ao edital do Mãe Gaúcha:

  • Acesse a página do programa Mãe Gaúcha na página da Sedes, clique na aba “Serviços” e selecione “Programa Mãe Gaúcha”.
  • Na página do Mãe Gaúcha, você encontra o edital e o termo de adesão, além do formulário para inscrição no programa. Leia com atenção ambos os documentos.
  • Em seguida, acesse “Formulário de Inscrição” e efetue o preenchimento. Anexe a documentação solicitada no cabeçalho do formulário: documento de identificação do(a) prefeito(a); cópia da ata de posse ou ato de designação do(a) prefeito(a); e comprovante de residência do(a) prefeito(a), além do termo de adesão assinado pelo(a) prefeito(a) e endereçado ao titular da Sedes, Roberto Fantinel, no prazo de até 10 dias úteis após publicação do edital.
  • Depois de concluir a operação, clique em “Enviar”.
PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS