No ano de 1981 o menino Betinho começou aos 13 anos a jogar futebol de campo pela categoria de aspirantes do SCE, mas no ano seguinte foi jogar pelo Internacional de Sertão Santana e depois retornou ao Esperança em 1983. Então em outubro desse mesmo ano o Esperança foi disputar um grande torneio na Dobrada no campo do Grêmio, o famoso “Torneio da Amizade”, foi justamente nesse torneio que Betinho ganhou seu primeiro título com o Esperança após empatar em zero a zero com o Internacional e depois ganhar nos pênaltis por 4 a 3, onde o jovem Betinho apenas com 16 anos foi titular com a camisa 10 e um dos batedores de pênaltis dessa grande final.
Já no ano de 1984 Betinho começou a defender as cores do Grêmio da Dobrada onde permaneceu por 9 anos, mas retornou ao Esperança no ano de 1993 e por coincidência do destino o primeiro título após seu retorno foi no campo do Grêmio no “Torneio Abertura” do 2° quadro do primeiro Campeonato Municipal de Sertão Santana de futebol de campo. Desse dia em diante foram vários títulos importantes de Futebol de Campo, Futebol Sete e Futsal com a camiseta do clube. Como Campeão Municipal em 1993, 1996 e 2006 sendo duas delas como treinador. em 1995 um grande título como ser Campeão Colonial Regional em Cerro Grande do Sul no campo do Cometa no Brasino.
No final dos anos 90 ainda um grande título no Campeonato de Futebol Sete no Internacional, mas em 2002 após ser Campeão Regional de futsal pelo clube largou o futsal e futebol sete força livre e então começou a participar pela categoria Master onde teve a felicidade de ganhar vários títulos com o Esperança.
Ainda no final dos anos 90 teve a oportunidade de inscrever o Esperança em uma Olimpíada Rural Regional em Cerro Grande do Sul onde jogou pelo futebol sete e comandou a equipe nas outras modalidades conquistando o tão sonhado título entre as 17 equipes participantes. Já no ano 2000 teve a oportunidade de ser Campeão com o Esperança pela primeira vez da Bocha Municipal de Sertão Santana, onde dali pra frente conseguiu mais 74 títulos pelo clube entre eles, títulos importantes como ser várias vezes “Campeão Regional”, “Municipal” e também da” Copa dos Campeões de Sertão Santana”.
Em 2006 teve a oportunidade de estar participando e ser campeão pelo Esperança da primeira Gincana Municipal de Sertão Santana. Nos anos 2016 e 2017 participou da equipe do Esperança que conquistou esses dois anos o título de campeão Regional de Bolão.
Com a palavra Betinho
“Nesses anos todos até o dia de hoje foram conquistados “100 títulos” pelo mesmo clube, onde posso somente agradecer a Deus por tudo e também a minha esposa e filha que sempre me deram apoio e também a todas as pessoas que estiveram de parceria nesses títulos conquistados. Sei que todos os dias são especial por a gente estar vivo, mas o dia 20 de junho sempre será lembrado por mim quando Betinho e Chiquinho com a camiseta do Esperança após estar perdendo de 6 a 2 pra dupla do Gravatá Nãna e Carlos, Betinho e Chiquinho viraram o placar pra 12 a 6 deixando o esperança Campeão Municipal de duplas de 2023 e Betinho conquistando o seu centésimo título pelo Sport Club Esperança onde fico muito honrado de defender as cores do Esperança e ter obtido um feito histórico no clube e em toda nossa região”.
Outro fato importante a destacar é a idade de Betinho, na conquista de seu centésimo titulo o atleta estava com seus 55 anos, neste domingo 02/07/23 completa seus 56 anos de vida. Parabéns a toda dedicação e títulos conquistados.
ABAIXO ALGUNS REGISTROS DA HISTÓRIA E TÍTULOS CONQUISTADOS POR BETINHO