22.9 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, novembro 14, 2024

Bitucas de cigarro são a maior parte do lixo em praias brasileiras

Um estudo inédito revelou que os banhistas que frequentam as praias em um trecho de 8 Km dividem o espaço com mais de 200 mil bitucas de cigarro, 15 mil lacres, tampas e anéis de lata, 150 mil fragmentos de plásticos diversos, 7 mil palitos de sorvete e churrasco e 19 mil hastes plásticas de pirulitos e cotonetes.

Os dados são resultado da segunda fase do projeto Lixo Fora D’Água, que visa o combate às fontes de poluição marinha por resíduos sólidos, coordenado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e um acordo de cooperação com a ISWA (associação internacional de resíduos sólidos), com apoio da Agência de Proteção Ambiental da Suécia.

O projeto existe desde 2018 e nesse período identificou que as três principais fontes de vazamento de lixo e resíduos para o mar são as comunidades nas áreas de palafitas, os canais de drenagem que atravessam a malha urbana e a própria orla da praia em sua faixa de areia.

De acordo com o estudo, entre os resíduos mais encontrados e em maior quantidade nas praias estão os materiais plásticos e de forma variada, como plástico filme, pequenos tubos plásticos, hastes plásticas e isopor (52,5%); a bituca de cigarro, responsável por 40,4% do lixo coletado; e borracha, metal, madeiras, embalagens e outros (7,11%).

“Os resultados desse projeto inédito são fundamentais para enfrentar o problema do lixo no mar. Mais do que limpar praias e retirar resíduos do oceano, o plano de ação permitirá às cidades o desenvolvimento de melhores práticas para evitar que os resíduos continuem a poluir o estuário e a orla da praia”, disse o diretor presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

 

Bituqueiras em Arambaréb – Durante a última semana, a Prefeitura Municipal de Arambaré anunciou a instalação de bituqueiras ao longo da orla da praia da Costa Doce. Os dispositivos foram instalados junto à placas de sinalização nas proximidades da Lagoa dos Patos.  “Você fumante agora poderá deixar a praia mais limpa. A Secretaria de Turismo está instalando cinzeiros na orla. Mas não esqueça que fumar faz mal não só a natureza mas a sua saúde também! Preserve Arambaré”, disse a Prefeitura através de suas redes sociais.

EBC Agencia Brasil

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS