A proposta da Brigada Militar de Barão do Triunfo em oferecer palestras aos estudantes de diferentes escolas do município e com temas diversos tem ganhado adesão e as ações seguem ocorrendo. Na quinta-feira (19) foi a vez dos alunos do ensino médio escola estadual Joaquim José de Andrade, no centro da cidade, serem contemplados com o projeto.
Nesta ocasião o evento foi organizado em parceria com a direção da instituição através do diretor Rafael Rosa e das vice-diretoras Denise Maria Semensatto, Márcia Souza de Souza e Viviane Govoni de Lima. As palestras ocorreram na Câmara Municipal e foram ministradas pelo comandante do GPM local, sargento, Vilson Seixas Filho nos turnos da manhã e da noite.
O tema desta feita abordou “Maneiras de acesso ao mercado de trabalho, em específico no Serviço Público Geral e nos Órgãos de Segurança Pública”. O palestrante buscou no primeiro momento esclarecer de maneira geral e simplificada aos estudantes, todos adolescentes, o que é e como funciona a administração pública. Neste sentido destacou as maneiras possíveis existentes para quem pretende ingressar no serviço público, com ênfase no setor de segurança pública, que é prestado pelos órgãos policiais descritos na Constituição Federal.
O militar revela que muitos jovens têm ido até o GPM tirar dúvidas e buscar informações a respeito de como proceder para se tornar um policial. Ele considera que por meio das palestras estas informações serão disseminadas de forma coletiva e assim vão contribuir com esclarecimentos importantes a quem busca essa opção de carreira profissional.
“Visamos esclarecer quais caminhos percorrer para seguir alguma das carreiras existentes dentro de algum dos vários órgãos policiais que temos no Brasil e também trazemos conhecimento de como ingressar no serviço público em geral”, explica o sargento.
Seixas acrescenta que além das orientações propriamente ditas, estas ações da Brigada Militar servem para estreitar a relação entre a corporação e os jovens.
“Acreditamos que nessa linha de ação estamos contribuindo para a prevenção criminal primária, que é aquela realizada junto à comunidade. Desta forma, com ações sociais, combatemos o ato delituoso antes de ocorrer”, considera Seixas.