BM de Barão do Triunfo segue com ciclo de palestras em escolas no município

Sargento Seixas falou aos estudantes da escola J.J. de Andrade

A proposta da Brigada Militar de Barão do Triunfo em oferecer palestras aos estudantes de diferentes escolas do município e com temas diversos tem ganhado adesão e as ações seguem ocorrendo. Na quinta-feira (19) foi a vez dos alunos do ensino médio escola estadual Joaquim José de Andrade, no centro da cidade, serem contemplados com o projeto.

Nesta ocasião o evento foi organizado em parceria com a direção da instituição através do diretor Rafael Rosa e das vice-diretoras Denise Maria Semensatto, Márcia Souza de Souza e Viviane Govoni de Lima. As palestras ocorreram na Câmara Municipal e foram ministradas pelo comandante do GPM local, sargento, Vilson Seixas Filho nos turnos da manhã e da noite.

O tema desta feita abordou “Maneiras de acesso ao mercado de trabalho, em específico no Serviço Público Geral e nos Órgãos de Segurança Pública”. O palestrante buscou no primeiro momento esclarecer de maneira geral e simplificada aos estudantes, todos adolescentes, o que é e como funciona a administração pública. Neste sentido destacou as maneiras possíveis existentes para quem pretende ingressar no serviço público, com ênfase no setor de segurança pública, que é prestado pelos órgãos policiais descritos na Constituição Federal.

O militar revela que muitos jovens têm ido até o GPM tirar dúvidas e buscar informações a respeito de como proceder para se tornar um policial. Ele considera que por meio das palestras estas informações serão disseminadas de forma coletiva e assim vão contribuir com esclarecimentos importantes a quem busca essa opção de carreira profissional.

“Visamos esclarecer quais caminhos percorrer para seguir alguma das carreiras existentes dentro de algum dos vários órgãos policiais que temos no Brasil e também trazemos conhecimento de como ingressar no serviço público em geral”, explica o sargento.

Seixas acrescenta que além das orientações propriamente ditas, estas ações da Brigada Militar servem para estreitar a relação entre a corporação e os jovens.

“Acreditamos que nessa linha de ação estamos contribuindo para a prevenção criminal primária, que é aquela realizada junto à comunidade.  Desta forma, com ações sociais, combatemos o ato delituoso antes de ocorrer”, considera Seixas.

POLÍCIA

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...

Homem é morto com paulada na cabeça em Camaquã

Mais um caso contribuiu para o aumento nos índices de criminalidade do município de Camaquã, na madrugada deste sábado (25). Um homem de 40 anos...

Polícia Civil prende seis pessoas durante operação em Camaquã

Na tarde desta quarta-feira (23), uma megaoperação contra os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio foi realizada no bairro Bom Sucesso,...