Uma comitiva de Cerro Grande do Sul, conduzida pelo prefeito municipal Gilmar João Alba, popularmente conhecido como Gringo, esteve em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (21) para receber do governo do Estado uma nova viatura. O carro modelo Renault Duster semiblindado foi entregue ao município para uso do Grupamento da Polícia Militar (GPM).
O vice-prefeito Delmar Liska e os vereadores Dionatan Carlos Lietz e Léo Koslowski acompanharam Gringo na viagem. O GPM do município de Sentinela do Sul também recebeu uma nova viatura.
Ao Portal ClicR, o prefeito comentou que o pedido de viatura foi encaminhado ao governo do RS a alguns meses, após solicitação do comandante do GPM, Murilo Moreira.
“Eu consegui entregar na mão do Ranolfo o pedido da viatura a meses atrás, faz um bom tempo, e aí hoje nós temos que parabenizar o nosso governador por estarmos tendo a oportunidade de receber a viatura semiblindada para Cerro Grande do Sul”, disse.
Conforme Alba, a conquista ocorreu após a Brigada Militar municipal utilizar a mesma viatura por 8 (oito) anos.
A presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO), Andréia Solka, também comemorou a conquista, reiterando a importância do aparelhamento das forças de segurança do município e região.
“Nos últimos anos estivemos pelo menos duas vezes em Porto Alegre conversando pessoalmente com Ranolfo Vieira Júnior, desde que ocupava o cargo de vice-governador do Estado, tanto solicitando viatura quanto reforço no efetivo local. Também fizemos outros tantos contatos, incluindo reuniões virtuais cobrando a demanda. Por isso ficamos contentes em ver nosso pleito atendido”, comentou Andréia.
Ao todo, foram entregues pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) 166 viaturas, contemplando a Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar de 42 municípios gaúchos, bem como 156 fuzis modelo T4, da Taurus, para a Polícia Civil.
A cerimônia de entrega aconteceu na capital gaúcha no último dia 19 de setembro, no antigo estacionamento da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), localizado na Avenida Padre Cacique.
Segundo o governo do RS, foram investidos R$ 41,1 milhões na compra dos veículos e equipamentos. Os itens foram adquiridos com recursos de variadas fontes, como o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública, Fundo Estadual de Segurança Pública, Tesouro do Estado e convênios com a União, concessionárias de rodovias e fundo comunitário municipal.
Matéria atualizada às 16h15min