O prazo para inscrição no Programa Bolsa Juventude Rural vai até esta sexta-feira (24). O programa, desenvolvido pelo Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), tem por objetivo estimular a permanência do jovem no campo, através da concessão de bolsas mensais por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

Para 2020, estão disponíveis 471 bolsas, sendo 375 bolsas por meio do orçamento de 2020 e 96 são do saldo residual de exercícios anteriores. O benefício é de R$ 200 mensais cada, por 10 meses, a serem pagos a partir de maio de 2020, independentemente da data de concessão/contratação.

E visando à qualificação do programa e o auxílio aos jovens, haverá a necessidade de envio, neste ano, além da documentação mínima exigida pela lei, de um pré-projeto, que deverá servir de base para a elaboração do Projeto Produtivo que é a contrapartida obrigatória apresentada pelo jovem durante o recebimento da bolsa.

O Diretor do Dafa, Obiratan Rodrigues e Silva, destaca a importância do programa e lembra uma frase do pesquisador Dirceu Gassen: com os jovens no campo, “passou a fase da agricultura de produtos para a fase da agricultura de conhecimento”.

O Programa Bolsa Juventude Rural alia educação, permitindo aos jovens acesso e permanência na escola durante o Ensino Médio, e o desenvolvimento rural, com a implantação de projetos produtivos que garantem a permanência do jovem no campo.

Das 471 bolsas oferecidas, serão disponibilizadas 200 para alunos regularmente matriculados no 2º ano e 271 para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio.

Mais informações

Telefone (51) 3218-3396

Email: bolsajuventuderural@gmail.com

Documentos
Anexo I
Anexo II
Anexo III
Anexo IV
Anexo V
Anexo VI
Anexo VII
Anexo VIII
Edital Bolsa 26022020
Manual Site 2020

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr)