Uma cobra-verde que estava no interior de um veículo foi capturada pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta quarta-feira (16) em Tapes, na Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul.
Os bombeiros foram acionados por um morador do município que localizou o réptil dentro do seu carro após perceber que seu cachorro estava latindo insistentemente próximo ao veículo.
Depois de várias tentativas sem sucesso de retirar o animal do automóvel, o homem solicitou a ajuda dos agentes. A cobra foi capturada e solta na natureza.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapes (CBVT), Alessandro Vasque, é comum que os répteis saiam para caçar durante os períodos de altas temperaturas.
“Essas cobras sobem muito em árvores para pegar passarinhos […] Às vezes são surpreendidas pelos cachorros ou gatos das residências, acabam se intimidando e até entrando dentro da própria residência ou dentro de carros”, disse Vasque.
O comandante explicou que normalmente os répteis invadem os carros pelos tubos de ar.
Vasque ainda alertou que o ataque desta serpente pode ser perigoso. “Mesmo que ela não tenha uma certa quantidade de veneno, é sempre muito perigoso a picada, porque [as cobras] contém bactérias na boca que podem causar uma inflamação e a pessoa pode ter várias complicações através da picada”, comentou.
A população também deve ficar atenta para a invasão de outras espécies mais venenosas. Em caso de emergência, o CBVT pode ser acionado pelo telefone (51) 99632-7188.