Na tarde desta quarta-feira, 13 de março, os Bombeiros Civis Voluntários (BCV) de Arambaré promoveram uma ação batizada de “Desafio do lixo”, que consistiu em recolher do fundo da lagoa resíduos sólidos que são jogados na água pelos banhistas e frequentadores da praia.
A iniciativa se deu a partir de um mergulho de reconhecimento rotineiro, que é feito pela corporação a cada dois meses, quando os bombeiros identificaram uma grande quantidade de objetos debaixo d’água.
De acordo com o bombeiro líder, Marcos Roberto Silva Peixoto, a equipe aproveitou que a água está bem clara para fazerem o treinamento de rotina e escolheram o local próximo a plataforma de pesca, onde a profundidade da lagoa chega a cerca de 3 metros.
“Quando estávamos mergulhando fomos surpreendido com a grande quantidade de lixo naquele local, principalmente latas de cerveja e refrigerante e litros pets, então decidimos fazer a limpeza e registar a situação para conscientizar as pessoas do mal que estão causando a natureza quando jogam lixo na água”, comentou Peixoto.
O bombeiro disse que foram recolhidos dois sacos grandes de resíduos do ponto onde mergulharam e que o material foi dispensado nas lixeiras para terem o destino correto. Ele ainda lamentou a falta de consciência das pessoas que fazem este tipo de ação.
“Naquele ponto da praia existem diversas lixeiras. O local foi revitalizado pela prefeitura e pelos moradores, mas infelizmente tem gente que não valoriza. Muitos vão pescar na plataforma ou fazer fotos no local e acabam jogando latas e garrafas pra dentro d’água. Uma pena que isso aconteça”, desabafou.
Peixoto disse ainda que a partir desta ação surgiu a ideia de que sejam promovidos novos mergulhos com a mesma finalidade nos próximos dias e que devem ocorrer na foz do arroio Velhaco, onde o curso d’água desemboca na lagoa.