Desde a última segunda-feira (28), pessoas que estão com o nome negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito e microempreendedores individuais (MEIs) podem realizar empréstimos pela Caixa Econômica Federal.
O empréstimo para pessoas físicas pode ser de até R$ 1 mil, com taxa de juros de 1.95% por mês, e tem prazo de 24 meses para quitação. Contudo, para poder realizar o empréstimo, é necessário que o indivíduo exerça alguma atividade produtiva ou prestação de serviços. Já para quem é MEI, o valor emprestado é de até R$ 3 mil, com taxa de juros de 1,99%. O valor também pode ser parcelado em até 24 vezes. Para realizar a contratação, o MEI precisa ter conta na Caixa e 12 meses de faturamento.
O novo empréstimo faz parte do Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital). Pessoas físicas podem solicitar o empréstimo online, pelo aplicativo “Caixa Tem”. Posteriormente, microempreendedores também poderão solicitar o valor pelo app, mas no momento, o pedido pode ser feito somente nas agências da Caixa Econômica.