Nesta semana, o mapa passa a ter 21 regiões, já que os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce foram desmembrados de Porto Alegre e reagrupados com o nome de Guaíba. Mesmo assim, a região é uma das 12 classificadas como risco epidemiológico alto.
Após atualização no modelo de Distanciamento Controlado, ocorrido na tarde desta sexta-feira (07/08), o município camaquense continua na Bandeira Vermelha.
Não foi só Camaquã que ficou na Bandeira vermelha, demais municípios da Costa Doce e da Região Carbonífera, também permaneceram. São 40 leitos de UTI divididos entre Guaíba, Charqueadas,São Jerônimo e Camaquã, que atendem os 19 municípios que integram a microrregião.
Diante da bandeira vermelha, segue com muita restrição as atividades comerciais dos municípios. Apesar disso, nessa semana houve uma flexibilização que permite funcionamento do comércio varejista não essencial entre quarta até este sábado (08/08), das 10h às 16h. Já os restaurantes podem funcionar no horário do meio-dia.
A partir da próxima semana entra em vigor o modelo de cogestão do Distanciamento Controlado, o que dará mais autonomia aos municípios.
Bandeira vermelha
Capão da Canoa
Palmeira das Missões
Erechim
Pelotas
Bagé
Uruguaiana
Novo Hamburgo
Porto Alegre
Canoas
Taquara
Passo Fundo
Guaíba
Bandeira laranja
Lajeado
Santa Maria
Santo Ângelo
Cruz Alta
Ijuí
Santa Rosa
Caxias do Sul
Santa Cruz do Sul
Cachoeira do Sul