21.5 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 18, 2024

Camaquã decreta situação de emergência em razão da estiagem

A Prefeitura de Camaquã publicou, na tarde desta quinta-feira (9), o decreto 26178/2023, que declara situação de emergência em razão da estiagem. A decisão oficializada ontem foi debatida no último dia 2 de março, em reunião entre o governo municipal e entidades ligadas ao setor primário.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) estimou prejuízos acima de R$ 88 milhões nas culturas de milho, feijão e, principalmente, soja. Segundo a prefeitura, a soja, que possui a maior extensão de área plantada no município, teve perdas que variam de 20% a 60%.

Conforme explicou a prefeitura, a Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro (AUD) destacou nível muito baixo do índice pluviométrico que mede as chuvas na região.

A Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, está atendendo cerca de 10 famílias com água potável, visto que os poços e reservatórios estão secos.

“De acordo com os dados que embasam o decreto, cerca de 10 a 20% da população camaquense já está sendo afetada pela falta de água”, divulgou o Executivo Municipal.

A ordem deverá ser homologada pelo Estado e reconhecida pela União. Com o decreto, o município poderá receber mais auxílio de recursos estaduais e da União para minimizar os danos causados pela estiagem. Além disso, os produtores que sofreram com as perdas poderão renegociar dívidas mais facilmente.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Camaquã

Texto: ascom Prefeitura de Camaquã
Edição: Portal ClicR

RELACIONADAS