Iniciou nesta sexta-feira (19), os preparativos para a Semana da Pátria com a solenidade da chegada do Fogo Simbólico da Pátria.
O Fogo Simbólico da Pátria chegou ao município de Camaquã, por volta das 17h 45min em frente a SMED, conduzido pela Equipe da Liga de Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul, pela Associação de Ciclistas de Camaquã – ACC e demais grupos de ciclistas, Associação dos Corredores de Camaquã – ASCORCAM e pela Assessoria de Corrida Allende Bueno.
Com a frase “Que os ventos da liberdade espalhem sementes de Ordem e Progresso cultivando esta nação” de autoria do professor Elissandro Maron deu-se início ao Ato Cívico em Homenagem à Pátria.
A Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, LDN/RS, anualmente escolhe dois temas para evidenciar ou homenagear no contexto das comemorações da Independência do Brasil, um de cunho nacional, outro regional, quer seja um símbolo, ou uma instituição, quer seja um fato da História do Brasil, ou um brasileiro ilustre, ou uma ação, ou projeto. A homenagem ou evidência consiste em demonstrar a importância do tema escolhido para o processo civilizatório da Nação Brasileira.
Neste ano de 2022, no entanto, o Tema será único: BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
Tem forte razão a LDN/RS em privilegiar o tema único. Afinal, o Brasil, nossa Pátria, está comemorando 200 anos de Independência política. 200 anos!
Nada mais sagrado, assim, que as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil enfoquem a nobre tarefa de estimular nos filhos da terra a reverência à Pátria em data tão significativa.
Chegada da Chama
O Presidente da Associação Ciclistas de Camaquã, Senhor José Rafael Bandeira Severo passou o Fogo Simbólico da Pátria às mãos do Sr. Marcelo Adriano da Silva, Presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã que finalizou seu discurso dizendo “…que não percamos a esperança em um Brasil melhor.”
Marcelo apresentou o Fogo Simbólico da Pátria ao Secretário Municipal de Desporto Nelson Egon Geiger Filho, que em nome do Prefeito Ivo e dos cidadãos camaquense recebeu e acendeu a Pira.
Após desfradar os pavilhões, e abrilhantando mais este ato cívico a EMEF Osvaldo Aranha que realizou uma apresentação artística em homenagem à Pátria.
O fogo simbólico da Pátria ficará sob guarda do 30º Batalhão da Polícia Militar.
Dia 1º de Setembro – Acendimento do Fogo Simbólico da Pátria
Local: Praça Gal. Zeca Netto
Horário: 9h
Dia 7 de Setembro: Extinção do Fogo Simbólico da Pátria
Local: Praça Gal. Zeca Netto
Horário: 16h
Fotos: Marcelo Adriano / Blog Juares