Fonte: Acústica FM / Rodrigo Vicente – Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Vereadores de Arambaré foi alvo de um ataque hacker nesta terça-feira (13). Um dos computadores do legislativo, que é utilizado pela presidência e para a transmissão das sessões, foi invadido e teve seu acesso bloqueado.
Conforme detalhou o presidente do Poder Legislativo, vereador Eduardo Silva (PT), o problema só foi constatado hoje pela manhã, quando o computador foi religado. “Devemos ter recebido algum tipo de arquivo por e-mai, pendrive ou, em casos mais remotos, até um acesso de fora”, afirma Silva.
O vírus é do tipo “ransonware”, que é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O resgate geralmente é pedido em criptomoedas, como o bitcoin.
A equipe técnica da câmara tentou reestabelecer o sistema, mas não conseguiu. Como o computador não é utilizado para armazenar arquivo, o equipamento será formatado. Ainda conforme o presidente, os demais computadores não foram afetados. Um boletim de ocorrência deve ser registrado.